Os profissionais que atuam como vigias nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas da Rede de Ensino da Capital receberem capacitação sobre cuidados básicos de segurança no ambiente escolar. De forma atenta, cerca de 250 vigias acompanharam as instruções e novos protocolos, entre outros conhecimentos para melhoria da convivência e segurança nas unidades educacionais. A formação aconteceu no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, situada na região Norte da cidade.
Dentre os temas abordados durante a formação estão a utilização correta das ferramentas e técnicas voltadas à segurança em ambiente escolar, conhecimentos para resolução de conflitos, primeiras providências em situações de risco, atendimento ao público e contatos de emergência. As instruções foram repassadas pelos inspetores da Guarda Metropolitana de Palmas, especialistas em segurança do patrimônio público.
A secretária da Educação de Palmas, professora Fátima Sena, aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho e a dedicação de cada um dos vigias. “Vocês estão na linha de frente das nossas escolas, e o primeiro contato da comunidade escolar acontece com vocês, portanto o serviço que prestam é de extrema importância para o bem-estar das nossas crianças e educadores. Quero mais uma vez agradecer imensamente o cuidado e carinho que têm com os nossos pequenos e também com seus familiares. E reafirmar o compromisso da prefeita Cinthia Ribeiro de estar junto e bem alinhados neste momento atípico que o País está vivendo”, lembrou a secretária.
O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), Agostinho Júnior, explicou que a formação realizada faz parte do programa de capacitação continuada para esta categoria de profissionais. “A intenção é qualificar os vigias para que possam atender da melhor maneira possível a sociedade. Já promovemos um primeiro curso de formação meses atrás, e pretendemos dar continuidade nas formações, oferecendo a eles informações e metodologias atualizadas da área de segurança”, pontuou o secretário.
Olhar atento
A recomendação é a de que os vigias tenham atenção redobrada com relação às pessoas que frequentam as instituições, seja para buscar informações ou para deixar e buscar os alunos. As escolas da Rede Municipal da Capital contam ainda com o apoio do policiamento em seu entorno. Outras ações de prevenção que envolvem a ronda escolar também foram reforçadas.