“Vibração das Serras Gerais” apresenta música instrumental

Esse projeto traduz a experiência de captar as vibrações sonoras presentes nos vales gigantescos das Serras Gerais e nos lugares totalmente mágicos que existem nessa região como o Canyon Encantado, Lagoa da Serra, Cachoeira do Urubu Rei, Lagoa da Serra, Rio Azuis e outros. Cada faixa é uma narrativa musical meditativa, um convite para que os ouvintes sintam a beleza e a singularidade das Serras Gerais, promovendo ao mesmo tempo a consciência e a importância da preservação ambiental. Esta é a proposta do álbum “Vibração das Serras Gerais”, do artista Daniel Kowalski, que acaba de ser lançado no Spotify e em todas as plataformas de streaming.

O álbum instrumental foi gravado durante uma expedição pelas Serras Gerais, no Sudeste do Tocantins, região caracterizada por formações rochosas esculpidas pela ação dos ventos e das águas, além de cânions, mirantes e grutas. Para isso, o artista realizou a captação sonora através de um estúdio móvel, montado em diferentes locais na região das Serras Gerais no Tocantins. “Acredito que a natureza fala um idioma que todos têm a capacidade de entender. Cada álbum que gravo é uma parcela que consigo traduzir a partir do meu próprio filtro de realidade e imaginação. Tenho a percepção que cada lugar carrega sons escondidos únicos e que podem ser interpretados de maneiras infinitas por cada ser humano”, declara o artista.

Além de encapsular a poderosa vibração da natureza em forma de música, o projeto tem a proposta de promover a conscientização ambiental por meio das canções. “A interação com a natureza e o som que descubro escondido em cada lugar, faz com que todos meus projetos sempre tenham, em todas as faixas, sons da natureza que gravo em cada lugar, com um pouco de atenção em todas as músicas é possível escutar ventos, folhas, ruídos eletromagnéticos, chuvas, animais, correntes de água, cachoeiras e vários outros sons singulares”, ressalta;

O álbum é composto por oito músicas instrumentais, inspiradas e compostas a partir dos sons e ambientes naturais da região das Serras Gerais, incluindo também violas de buriti e instrumentos percussivos indígenas do Tocantins. “Nosso objetivo é representar a biodiversidade e a cultura local, promovendo a economia criativa da região e alcançando um público diversificado por meio de plataformas de streaming e redes sociais. Esperamos que este projeto não só destaque a beleza natural das Serras Gerais, mas também inspire uma apreciação mais profunda e um compromisso com a preservação ambiental” reafirmou Daniel.

Extensão

Além do álbum, haverá uma versão audiovisual no YouTube, com animações e narrações que permitirão que pessoas com deficiências auditivas e visuais possam experimentar a obra. Como contrapartida do projeto, o proponente também realizará uma palestra gratuita em uma escola pública, localizada no distrito de Taquaruçu, sobre a criação musical a partir da natureza, acompanhado pelo ecologista André Grassi, que falará sobre a importância da conservação ambiental.

Projeto

O projeto “Vibrações das Serras Gerais” é uma iniciativa do artista Daniel Kowalski , contemplado no edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), na categoria Linguagens Artísticas – Música.

Perfil

Daniel Ribeiro de Oliveira é pianista e produtor musical experiente em música pop, ambient music e folk. Ele possui formação técnica em Piano Erudito e Teoria Musical e estudou com renomados professores nacionais. Com mais de 20 anos de experiência como músico profissional e mais de dez anos como professor de música, já trabalhou como pianista e produtor musical em diversas bandas. Tem experiência musical de gravações e turnês no Brasil e em oito países diferentes. Começou cedo na música: nos anos 90, estudou piano erudito e teoria musical. Nos anos 2000, aprofundou os conhecimentos em piano popular e produção musical.

Ficha técnica: 

Produção Executiva e Musical: Daniel Kowalski

Distribuição: Awal

Guia turístico /Ornitólogo: André Grassi Corrêa

Assessoria/Produtora cultural: Carla Lisboa

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu

Gravações de violas de buriti e percussão indígena: Diego Brito

Cellos: Katty Verse

Violas: Rita Torrens

Mixagem, Masterização e Berrante: Frederico Garibalde

Fotografia: Thaise Micheli Kowalski

Capa: Winny Tapajós

Designer/Ilustrador: Wellis Raik

Animações e Motion Design: Rafael Naufel

Marketing Digital: Best Play

Narração: Lara Aufranc

Soluções em Acessibilidades: CPL