A tarde desta quarta-feira, 20, foi marcada pela entrega dos cinco vestidos produzidos em capim dourado para a Festa da Colheita 2023, que aconteceu no povoado Mumbuca, na região do Jalapão, entre os dias 15 e 17 de setembro. As peças foram criadas pelo estilista tocantinense Luiz Fernando Carvalho e produzidas com o apoio do Governo do Tocantins por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e sua entrega oficial aconteceu no gabinete da primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, onde foi assinado o termo de recebimento que atesta que os vestidos serão incorporados ao patrimônio da Secult.
Ao entregar os vestidos, o estilista Luiz Fernando Carvalho falou aos presentes sobre o processo de criação das peças:
“Passei entre oito e nove dias na comunidade desenhando, mostrando para as pessoas de lá e perguntando o que achavam, se se sentiam representadas. Uma grande preocupação foi trabalhar com modelos do povoado, modelos quilombolas, e elas participarem da produção. Convidei cada uma a tecer um número de pecinhas, além de todas as artesãs da comunidade. Então eu ia apresentando, ia tecendo com elas e montando cada vestido. Elas se sentiram muito representadas”, disse.
O estilista conta que após o desfile, empresas de fora do país já entraram em contato para saber mais sobre as peças apresentadas.
“Através dos portais de notícias, tanto aqui do Estado como de fora, temos alcançado pessoas de outras partes do mundo, como Portugal e Itália. Ontem uma empresa italiana, que também trabalha com biojoias, entrou em contato buscando saber mais informações sobre os vestidos, querendo parcerias”. O artista deseja que o Tocantins ganhe mais visibilidade e que se sente muito satisfeito em contribuir com a visibilidade da cultura do Estado.
Durante a entrega, a primeira-dama do Tocantins falou sobre a importância e grandiosidade da Festa da Colheita e do trabalho desenvolvido pelo estilista, utilizando o capim dourado como matéria-prima.
“É uma imensa satisfação e temos muito orgulho desse artista valioso, tocantinense que está indo para o mundo com pessoas de fora entrando em contato com ele”, disse.
Para o secretário da Cultura Tião Pinheiro, “apoiar esse tipo de iniciativa está dentro das orientações do governador Wanderlei Barbosa ao recriar a Secult e nos dá a missão de incrementar o setor e devolver o protagonismo aos nossos fazedores de cultura. O Jalapão é hoje o principal cartão postal do Tocantins. Por suas belezas naturais e por sua riqueza cultural. Os vestidos em capim dourado são resultados do talento do Luiz Fernando e dos artesãos do Jalapão, do empenho do prefeito de Mateiros Pastor João e, claro, da importância que o Governo do Tocantins dá a nossas manifestações artísticas”, conclui o secretário.
Ouro do Cerrado
As cinco peças entregues nesta quarta foram parte da programação da Festa da Colheita 2023 e compuseram um dos desfiles que aconteceram na noite do dia 16 de setembro, no povoado Mumbuca. Nomeada “Ouro do Cerrado”, a coleção trouxe vestidos em diferentes cortes e tamanhos, produzidos em um tecido dourado, embelezado com bordados que trazem peças criadas a partir de 17 quilos de capim dourado.
“A ideia era produzir uma coleção inteira com capim dourado que fosse usável no cotidiano, que as mulheres olhassem e falassem para si mesmas que essa peça cabia em seu casamento, em sua festa de 15 anos, e a gente conseguiu esse feedback. Já tivemos diversas pessoas perguntando se eram vestidos que poderiam ser alugados”, disse Luiz Fernando.
Durante o processo de criação, o estilista que é natural do município de Guaraí, ficou imerso no povoado, berço do artesanato em capim dourado. Segundo o artista, mais de 50 pessoas auxiliaram na produção das peças.
Depois do evento no Palácio, Luiz Fernando foi recebido na Secult, a exemplo do prefeito de Mateiros, Pastor João, que foi reiterar os agradecimentos à pasta já registrados durante a Festa da Colheita do Capim Dourado no povoado Mumbuca.
Presentes
Dentre os presentes no ato de entrega dos vestidos estavam a primeira-dama do Estado, Karynne Sotero, o secretário da Cultura Tião Pinheiro, os secretários do Turismo e da Indústria, Comércio e Serviços, Hercy Filho e Carlos Humberto Lima, além do presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, da deputada estadual Cláudia Lélis, da presidente do Conselho de Políticas Culturas do Tocantins, Valéria Picanço, da chefe de gabinete e relações institucionais da Secult, Aurielly Painkow e a servidora da pasta, Suane Ferreira Santos, o artesão Emerson Leitão e outros servidores do Governo do Tocantins.