Vereadora MaryCats da Causa Animal propõe voto de congratulação à Guarda Metropolitana por ato de bravura no combate à violência contra a mulher

A Câmara Municipal de Palmas apresentou o Voto de Congratulação , de autoria da vereadora MaryCats da Causa Animal, em reconhecimento à atuação exemplar da Guarda Metropolitana de Palmas em um caso de extrema gravidade envolvendo tentativa de feminicídio.

O requerimento solicitou o envio oficial do voto à corporação, com especial reconhecimento aos agentes Idalécia Morais de Souza, Samuel Oliveira Silva, Hugo Magalhães Nunes, Thyago Martins dos Santos e Cícero Rodrigo da Silva Ferreira Guimarães, que protagonizaram uma ação decisiva e corajosa no dia 6 de dezembro de 2025, salvando a vida de uma mulher em situação iminente de risco.

De acordo com a justificativa apresentada, a atuação dos guardas foi marcada pela rapidez, coragem e compromisso com a proteção da vida, impedindo a consumação de um crime de extrema violência. A iniciativa destaca que, em um cenário de aumento dos casos de violência contra a mulher, atitudes como essa reforçam a confiança da sociedade nas instituições de segurança pública e reafirmam o papel do Estado na defesa dos mais vulneráveis.

O voto de congratulação também ressalta que a conduta dos agentes se enquadra no conceito de ato de bravura, conforme previsto no artigo 48 da Lei Complementar que rege a Guarda Metropolitana de Palmas, por se tratar de uma ação excepcional, realizada com risco pessoal e que resultou em relevante serviço prestado à coletividade.

Para a vereadora MaryCats, o reconhecimento público vai além de um gesto simbólico. “Valorizar profissionais que arriscam suas próprias vidas para proteger outras pessoas é fortalecer a instituição e reafirmar o compromisso desta Casa Legislativa com a segurança pública, a dignidade humana e o enfrentamento firme da violência contra a mulher”, destaca.