Nos últimos anos, a causa animal tem conquistado mais espaço no cenário político tocantinense. A avaliação é da vereadora MaryCats da Causa Animal, que atribui esse avanço ao aumento da representatividade de defensores da pauta nos legislativos municipais e ao crescimento da conscientização da população sobre a importância do bem-estar animal.
“Acredito que seis vereadores da causa animal foram eleitos no estado do Tocantins. Aqui em Palmas fui eleita com uma votação extremamente expressiva, e isso ajudou muito a alertar a população e a classe política da importância da causa animal”, destacou.
De acordo com a parlamentar, o fortalecimento da pauta animalista tem refletido também em um maior envolvimento do poder público com o tema. Ela observa que mais representantes passaram a direcionar recursos e desenvolver ações voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais, ampliando a visibilidade da causa em diferentes municípios do estado.
Para a parlamentar, o principal avanço alcançado nos últimos anos foi a compreensão, por parte da sociedade e dos gestores públicos, de que a causa animal está diretamente ligada à saúde pública, ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.“O principal avanço foi a consciência de que a causa animal é importante”, afirmou.
Apesar dos progressos, a vereadora defende que ainda há desafios a serem enfrentados. Entre eles, estão a necessidade de ampliar políticas públicas efetivas para reduzir o abandono de animais, diminuir a quantidade de cães e gatos em situação de rua e fortalecer ações preventivas relacionadas às zoonoses.
“Precisamos cada vez mais avançar nas ações efetivas para que gerem resultados satisfatórios, diminuindo o abandono, a quantidade de animais nas ruas e melhorando a saúde pública”, concluiu.