O vereador Rubens Uchôa (União) apresentou um projeto de lei que insere nos cardápios das escolas municipais, gratuitamente, leite sem lactose, e assim pretende ajudar crianças intolerantes à lactose a terem acesso ao leite que não a contenha.
Segundo o parlamentar, “Acredita-se que no Brasil, cerca de 43% da população possui intolerância à lactose, invariavelmente quanto às condições fáticas de desenvolvimento dos sintomas que podem ir de diarreia até dores de cabeça e náuseas”.
Em alguns casos existe desidratação do indivíduo que ingerir a lactose. Baseado nos dados, e nos estudos acerca da intolerância a lactose, é necessário dar a devida atenção a este assunto.
O vereador afirma, “Um dos objetivos da lei é o cuidado com a alimentação que é tratado mundialmente como tema que visa a qualidade de vida, e percebendo estas necessidades desde o período escolar é de extrema importância para mudança nos hábitos alimentares e através deste projeto de lei será possível garantir melhor qualidade de vida aos nossos alunos da rede de ensino municipal”.
Após aprovação, o projeto será enviado para sanção da prefeita de Palmas.