O número de motocicletas registradas no Tocantins teve um aumento de 4,59%, a frota em 2022 era de 375.653 veículos, já em 2023 esse número subiu para 392.882. Conduzir motocicletas em estradas e rodovias exige atenção e cuidados redobrados, para não colocar a vida em risco ao realizar uma viagem.
Para quem gosta de pegar a estrada de moto, o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), separou algumas dicas de segurança para ajudar os motociclistas a chegarem ao seu destino com tranquilidade e sem perrengues.
Revise a moto
Antes de sair para viajar leve sua motocicleta em uma oficina de sua confiança e confira se está tudo certo para sair em uma longa viagem.
Você deve verificar as condições dos pneus, a lubrificação das correntes, o nível de óleo, funcionamento dos faróis e dos freios, tudo para garantir que não haja problemas no percurso.
Tenha um kit para manutenções básicas
Se mesmo assim, houver algum problema, para evitar ficar na mão no meio da estrada, leve um kit de reparos, com chaves de bocas e utensílios que ajudem na manutenção da motocicleta.
Atenção a vestimenta
O Conselho Nacional de Trânsito (CONATRAN) orienta a utilização de roupas que ajudem a proteger o corpo em casos de acidente, como jaquetas, calças, botas e luvas. Afinal, a moto não oferece nenhuma forma de proteção e as roupas podem ajudar a reduzir os danos em caso de sinistros de trânsito.
O motociclista pode vestir uma calça jeans que se sente confortável para pilotar, botas impermeáveis, uma camiseta confortável, sua jaqueta de pilotagem e, claro, um capacete fechado.
Outros acessórios que ajudam a aumentar sua proteção são as luvas, joelheiras e cotoveleiras, que também podem ser utilizadas nas viagens, em especial as longas onde o piloto fica exposto a insetos e as variações do tempo.
Leve apenas o necessário
Na hora de pensar nas malas é importante lembrar que as motos não têm bagageiro. Então, leve somente aquilo que realmente precisa. Escolha trocas de roupas que podem ser usadas mais de uma vez e reduza o número de peças.
Quanto à forma de levar sua bagagem, você pode usar as bolsas laterais de sua moto, se tiver, malas de viagem ou até mesmo mochilas. No entanto, tome cuidado com as mochilas, se possível, ajuste suas alças para que seu peso descanse sobre o assento da moto atrás de você.
Atenção, se sua bagagem ficar exposta ao clima, é importante levar algo que possa protegê-la em caso de chuva, caso não seja impermeável.
Esteja preparado para a chuva
O tempo pode mudar de repente e o motociclista precisa estar pronto para se proteger em caso de chuva. Então, não se esqueça de levar uma capa de chuva.
Além da chuva, o sol e o calor intenso também podem ser desafios enfrentados relacionados ao clima. Por isso, é necessário se preparar para eles também. Nesse sentido, o uso de protetor solar e as jaquetas de pilotagem podem ser ótimos aliados.
No caso das jaquetas, algumas são confeccionadas com materiais que oferecem conforto térmico ao piloto, ao mesmo tempo que protegem o corpo dos raios solares.
Cuidado com o combustível
Pegar a estrada com o tanque de combustível na reserva não é recomendado em nenhuma circunstância.
É importante conferir sempre o nível de combustível e quando for viajar de moto é necessário fazer paradas estratégicas para abastecer e não correr risco de ficar na estrada sem gasolina.
Cuide do corpo
Não se esqueça de fazer paradas para comer, esticar as pernas, alongar o corpo e descansar ao longo da viagem.