A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informou que todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da capital estão habilitadas a aplicar as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Os atendimentos ocorrem, em geral, das 7h às 19h, de acordo com a disponibilidade da sala de vacinação de cada unidade.
Usuários que precisarem atualizar a caderneta de vacinação devem procurar a USF de referência, levando documento pessoal e o cartão de vacinas para avaliação da situação vacinal.
Importância da vacinação
A enfermeira da Semus, Juliana Ramos, destaca que a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção em saúde pública.
“Manter a caderneta de vacinação atualizada é um cuidado essencial em todas as fases da vida, garantindo proteção individual e coletiva”, destaca.
Ela reforça ainda a necessidade de buscar a unidade mais próxima para a atualização do esquema vacinal.
“Manter o calendário vacinal em dia é fundamental para a prevenção de doenças e a promoção da saúde da população. As vacinas protegem crianças, adolescentes, adultos e idosos contra diversas enfermidades, reduzindo complicações, internações e óbitos”, explicou ela.
Vacinas disponíveis
De acordo com o Ministério da Saúde, integram o calendário vacinal imunizantes como BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite, Tríplice Viral, Febre Amarela e Influenza, entre outros, conforme a faixa etária e os grupos prioritários.
A Semus orienta que a população procure a USF mais próxima para verificar a disponibilidade das vacinas e realizar as atualizações necessárias.