Unitins promove III Caminhada Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama nesta 2ª

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promove nesta segunda-feira, 23, a III Caminhada Outubro Rosa, que tem como tema “Prevenir é um ato de amor”. A atividade acontece na Praça dos Girassóis, em Palmas, a partir das 17h, com concentração em frente ao Memorial Coluna Prestes. A organização é da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proaf), por meio da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP). A Caminhada consiste em duas voltas em torno da Praça, totalizando 6 quilômetros. O evento é aberto a todos os interessados e integra a programação da Unitins em alusão à Semana do Servidor Público.

A Caminhada, que alcança a sua terceira edição, tem o objetivo de incentivar os cuidados com saúde e alertar para a importância da prevenção e o combate ao câncer de mama. A campanha também contempla uma ação social com a venda de camisetas alusivas à campanha, cujos recursos arrecadados são doados para a Associação CuidaDores, que atende pacientes em tratamento oncológico.

Os organizadores esperam número recorde de participantes, bem como de arrecadação, seguindo a evolução percebida a cada edição anterior. A primeira edição, realizada em 2021, arrecadou R$ 3 mil. A última edição, de 2022, dobrou a arrecadação: o evento contou mais de 300 participantes e arrecadou R$ 6.402,00. Os recursos arrecadados foram doados a Associação CuidaDores.

Os voluntários da entidade afirmam que as doações são sempre bem-vindas e ajudam muito na efetivação do tratamento e dos cuidados oferecidos pela entidade.

O reitor Augusto Rezende destaca que o evento que já está virando tradição, abre as comemorações da Semana do Servidor Público da Unitins e reforça a campanha do “Outubro Rosa”. “A gente fica muito feliz em realizar duas ações ao mesmo tempo. Uma ação em comemoração à Semana do Servidor Público, que é capital intelectual indispensável à Unitins na entrega dos seus serviços, fazendo educação superior com qualidade, e também o apoio à causa da prevenção e tratamento do câncer de mama, que é muito importante para toda a sociedade”, pontua o reitor, lembrando que este é o terceiro ano de uma iniciativa de sucesso, unindo cuidado com a saúde, o gosto pelo esporte e o gesto de solidariedade.

Marcela Pinheiro, que integra a Comissão de Organização do evento, está entusiasmada com o nível de adesão dos colaboradores e revela que a expectativa é atrair mais de 500 participantes. “É uma das ações que mais tenho satisfação em organizar porque, muito além de despertar a sociedade para os cuidados com a prevenção e com o diagnóstico precoce do câncer de mama, há também nessa iniciativa uma contribuição concreta para a Associação CuidaDores a partir da venda das camisetas da Caminhada”, ressalta.