Foi com extremo pesar que recebemos a informação do falecimento do ex-governador e fundador da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Wilson Siqueira Campos, nesta terça-feira, 04 de julho de 2023.
Responsável direto pela criação do Estado do Tocantins, em 1988, Siqueira Campos foi o primeiro governador do Estado e logo percebeu a necessidade de formação de nível superior para as demandas da sociedade. Com isso, criou a primeira Universidade do Tocantins, necessária para a produção de conhecimento e desenvolvimento regional. Em seu último mandato como governador, por meio da Lei Estadual n. 2.829, de 26 de março de 2014, criou na estrutura da Unitins mais três câmpus: Araguatins, com os cursos de Letras e Pedagogia; Augustinópolis, com os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem; e Dianópolis, com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. A criação desses novos câmpus possibilitou o acesso à formação em nível superior para diferentes regiões do Estado do Tocantins de forma gratuita.
José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato, no Ceará, em 1928, filho de mestre Pacífico Siqueira Campos e de dona Regina Siqueira Campos. Sua vida pública teve início em 1965, ao se eleger vereador em Colinas. A partir de 1971 foi eleito deputado federal e reeleito por mais quatro mandatos como representante do então Norte Goiano. Participou do movimento em prol da criação do Estado do Tocantins e, como deputado federal, redigiu e entregou ao presidente da Assembleia Constituinte a fusão de emendas que, com a Constituição Federal de 1988, deu origem a um novo estado da Federação. Foi o primeiro governador do Tocantins, eleito para um mandato de dois anos, de 1989 a 1991, e voltou a ocupar o cargo por mais três mandatos, nos períodos de 1995 a 1998; 1999 a 2003; e 2011 a 2014.
Em 2020, na solenidade de comemoração aos 30 anos da Unitins foi realizada outorga de Doutor Honoris Causa, maior diplomação e honraria que as Universidades podem conceder, ao ex-governador José Wilson Siqueira Campos em reconhecimento pelo seu trabalho de criação e expansão da universidade.
Fica decretado o estado de luto oficial de 07 dias na Universidade em virtude dessa perda tão significativa.
Rogamos a Deus que dê o conforto e consolo possíveis aos familiares e amigos neste momento de tamanha dor e consternação.
Darlene Castro – Vice-reitora da Unitins
Augusto Rezende – Reitor da Unitins