UFT empossa Maria Santana, primeira mulher negra eleita reitora da instituição

A professora doutora Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem toma posse nesta quinta-feira (13) como a primeira mulher negra a ocupar o cargo de reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A cerimônia será realizada às 19h, no auditório Cuica, em Palmas, com transmissão ao vivo pelo canal da UFT no YouTube. Também será empossado o novo vice-reitor, professor Marcelo Leineker.

Eleita no dia 28 de maio de 2025, Maria Santana representa uma trajetória marcada pela superação e pela defesa da educação como instrumento de transformação social. Filha de lavradores, nascida na zona rural de Dianópolis, região sudeste do Tocantins, ela começou a lecionar ainda no ensino médio e construiu uma carreira acadêmica voltada à educação, diversidade e inclusão.

Trajetória acadêmica e compromisso social

Formada em Pedagogia pelo Instituto Luterano Superior de Palmas (1999), Maria Santana seguiu sua formação na Universidade Federal de Sergipe, onde concluiu o mestrado pesquisando sobre a comunidade indígena Xerente, com foco em gênero, violência simbólica e organização social. Em 2018, obteve o doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), ampliando seus estudos sobre os povos indígenas do Tocantins.

Ingressou na UFT em 2011, como professora do curso de Pedagogia, e de 2016 a 2025 esteve à frente da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). Atualmente, também integra o corpo docente do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas.

Sua eleição e posse representam um marco histórico para a universidade e para o Tocantins, refletindo o avanço da representatividade e da diversidade na gestão do ensino superior público.