TRE-TO obtém melhor resultado em seis anos no Ranking da Transparência

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) obteve 100,40% dos 102% possíveis do índice do Ranking da Transparência do Judiciário 2024. Entre os 27 tribunais eleitorais do país, o percentual garantiu ao regional tocantinense a 15ª colocação. Já no ranking geral, o TRE-TO aparece na 42ª posição. É o melhor resultado desde 2018. 

Foram avaliados um total de 94 órgãos da Justiça, entre tribunais e conselhos, dos quais 93 atingiram mais de 90% de cumprimento dos itens dispostos no Ranking da Transparência do Poder Judiciário, ano 2024. O resultado final da avaliação foi revelado nesta quarta-feira, 21, durante a 2ª Reunião Preparatória para o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF).

Para o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, o resultado reforça o conceito do tribunal em garantir, além da excelência do trabalho realizado, o compromisso com a sociedade de transparência em suas ações. “É um resultado que recebemos com muita alegria. Considerado tecnicamente um tribunal de pequeno porte, o TRE-TO se agiganta com este índice. Isso é fruto da qualidade no cumprimento das funções, comprometimento e dedicação de magistrados, servidores e colaboradores”, afirmou o presidente.

O presidente também destacou que isso é reflexo das gestões anteriores do TRE-TO, como a de 2021/2023, que tinha como presidente o atual corregedor regional eleitoral e vice-presidente, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, e o desembargador Eurípedes Lamounier. “O TRE-TO já tem um conceito de excelência no trabalho. Não é de hoje. É de muito tempo. E a gestão atual, ao lado do meu amigo e irmão, desembargador Helvécio Maia, é integrada, compartilhada e com propósitos comuns”, complementou.