Transporte público, infraestrutura e educação estão entre as principais pautas de Eduardo Siqueira no início de seu mandato; relembre plano de governo

Por Marco Antônio Gama

Os primeiros dias de Eduardo Siqueira Campos (PODE) à frente da Prefeitura de Palmas são marcados por iniciativas ambiciosas, mas que se fazem necessárias, diante de problemas urgentes e recorrentes enfrentados pelos palmeneses.

Entre os destaques, estão a decretação da tarifa zero no transporte coletivo durante o mês de janeiro e o lançamento de estudos para grandes obras de infraestrutura, como o prolongamento da Avenida Teotônio Segurado e a construção do Mercado Municipal.

Nos primeiros dias de seu governo, Eduardo Siqueira andou de norte a sul de Palmas, acompanhou obras e ações de limpeza e discutiu com o secretariado ações para melhorias em áreas públicas, como é o caso da Avenida Tocantins, onde o gestor ouviu as demandas de comerciantes e empresários, além de clientes da região.

Em Taquaralto, o gestor esteve acompanhado dos secretários municipais de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo Cézar Monteiro e do Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas. Além de cumprir agenda institucional e despachar expedientes, Eduardo também concedeu entrevistas à emissoras de televisão.

Tarifa zero: um alivio para os palmenses

A tarifa zero no transporte coletivo é uma medida que chama atenção por sua amplitude e impacto imediato. O Decreto nº 2.631, assinado no dia 1º de janeiro, justifica a iniciativa como uma forma de reduzir os prejuízos causados pela instabilidade no sistema de transporte público.

O caráter temporário da medida, limitado ao mês de janeiro, destaca o cuidado e compromisso do político em apresentar medidas rápidas que atendem aos anseios da população, como foi o caso da Portaria nº 1 de Janeiro de 2025, da ATCP, que revogou a medida que determinava o fim do pagamento com dinheiro em espécie no transporte coletivo.

Durante a campanha, Eduardo prometeu modernizar o transporte público com a aquisição de 200 ônibus novos, metade deles elétricos, e implementar estações de integração modernas.

Em entrevista concedida a uma emissora local nesta segunda-feira (6), Eduardo destacou que até os 100 primeiros dias de governo pretende ter um transporte coletivo renovado com frota própria, 0 km, com rastreamento em tempo real e conexão via Wi-fi.

Grandes obras: potencial transformador

Outro ponto forte dos primeiros dias de gestão foi a determinação de estudos para grandes obras de infraestrutura. Entre elas estão a duplicação da Avenida Teotônio Segurado até a Vila Agrotins, a construção de uma ponte no Setor Bertaville e a reforma das principais praias da cidade, como a Graciosa e as Arnos.

Essas iniciativas prometem melhorar a mobilidade e o lazer na capital. Por enquanto, os estudos têm prazo de 90 dias para serem apresentados.

Eleições nas escolas: “que democratização é essa?”

Também durante a entrevista concedida em uma televisão, Eduardo Siqueira falou sobre os desafios iniciais na educação, e enfatizou que vai rever a forma como foram escolhidos os nomes de diretores, pela ex-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

“Nós estamos com uma equipe, estudando os casos. Eu lhe pergunto, será que é razoável você ter uma diretora escolhida por cinco votos no terceiro lugar da lista. Eu já nem falo se é válido quem teve mais votos, pois mesmo assim está com uma eleição de 90% que não compareceu para votar”, pontuou o gestor.

Ao ser questionado sobre que tratamento daria ao imbróglio para a nomeação de aprovados no concurso da educação e a eleição para diretores escolares, o político proferiu uma fala para acalmar a população.

“Qual foi o meu compromisso? Dar posse. Eu espero que eu possa prosseguir com as nomeações de imediato. Então eu quero tranquilizar quem passou dentro do quadro de aprovados, que eu jamais vou colocar alguém de contrato onde eu posso ter um concursado”, afirmou Eduardo.

Relembre as principais propostas de governo de Eduardo Siqueira

Em seu plano de governo, protocolado no sistema do Tribunal Superior Eleitoral, Eduardo Siqueira Campos apresentou propostas divididas em 20 temas. Entre as principais áreas estão saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana e infraestrutura.

Veja alguns dos destaques:

Saúde

  • Construção do Hospital Municipal Universitário de Urgência e Emergência com Pronto-Socorro Infantil;
  • Construção de uma terceira UPA no Taquari;
  • Construção de 11 novas UBSs e reestruturação de unidades existentes, como as de Taquaruçu Grande e Buritirana.

Educação

  • Construção de Escolas de Tempo Integral e Creches (CMEIs) em áreas estratégicas;
  • Revitalização das instalações das Escolas de Tempo Integral;
  • Implementação de Centros de Educação Inclusiva e Especial para crianças autistas e neurodivergentes.

Segurança Pública

  • Transformação da Guarda Metropolitana de Palmas em autarquia;
  • Construção da sede definitiva da Guarda e aumento do efetivo;
  • Implantação de unidades da Guarda em bairros estratégicos.

Mobilidade Urbana

  • Aquisição de 200 ônibus novos, sendo metade elétricos;
  • Modernização do transporte público, com integração, wifi e estrutura de qualidade;
  • Elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana, com estudo de VLT e BRT.

Infraestrutura

  • Reforma e ampliação da Rodoviária de Palmas;
  • Construção gradual das sedes administrativas da Prefeitura no Paço Municipal;
  • Implementação do conceito “Cidade Esponja” para resolver problemas de drenagem urbana.