Tradição em Palmas: Taquaruçu foi capital por um dia neste sábado com entrega de títulos fundiários

Neste sábado, 1º de junho, o distrito de Taquaruçu foi simbolicamente a capital do Tocantins, uma tradição mantida há 17 anos em homenagem ao antigo Taquaruçu do Porto, que foi sede administrativa durante a construção de Palmas.

O evento teve início às 8h na Praça Joaquim Maracaípe com o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional pela Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas, seguido de uma visita à Casa de Cultura Professora Maria dos Reis.

Às 10h, na Praça Vereador Tarcísio Machado, ocorreu uma Sessão Solene da Câmara Municipal de Palmas. Durante a sessão, foram assinadas ordens de serviço para a reforma do CRAS Taquaruçu, a adequação de pontes de concreto e a construção de um campo de futebol. Também foram entregues mais de 220 certidões de regularização fundiária de imóveis em Taquaruçu e Buritirana.

O evento foi encerrado com a apresentação cultural de Helena Rufo, rainha mirim da junina Matutos da Noite, atual campeã do Arraiá da Capital de 2023.

Histórico:
Em 1º de janeiro de 1988, Taquaruçu foi desmembrado de Porto Nacional e tornou-se sede administrativa da capital durante a construção de Palmas. Desde 2006, uma emenda à Lei Orgânica do Município estabelece que todo dia 1º de junho, Taquaruçu recebe as atividades da Prefeitura e da Câmara Municipal, relembrando seu passado como sede do Paço municipal.