Tocantins vai respirar agronegócio e tecnologia durante a Agrotins 2023

Com muita expectativa começa a Agrototins 2023. O maior evento agrotecnológico da região Norte do Brasil tem uma missão ousada, a de comercializar R$ 2,5 bilhões durante os dias de evento. A abertura já começou mostrando a força do Agro no estado mais jovem do país.

Na última quinta-feira, 11, Mais de 20 mil pessoas ocuparam a Praça dos Girassóis, tradicional palco de apresentações em Palmas, dessa vez para acompanhar o sertanejo Leonardo e os talentos regionais, o comediante e cantor de seresta, Evoney Fernandes, sensação do momento, grupo TabokaGrande, Ageu e Rodrigo, DJ Lellis, DI Luca e Raphael. O evento contou a presença do governador do Tocantins, Wanderley Barbosa, além de auxiliares do governo e autoridades políticas.

“O agronegócio cresce muito e a nossa feira é uma vitrine. Lançá-la oficialmente com grandes shows culturais só mostra a importância do evento, que fortalece o crescimento do nosso agronegócio, melhorando ainda mais a nossa economia”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa para uma multidão presente na Praça dos Girassóis.

Entre os dias 16 e 20 de maio os olhos do agronegócio se voltam para a Agrotins. O tema deste ano é Compliance no Agro. Apesar do nome em inglês, a temática está voltada para o que existe de mais moderno quando se discute práticas no Agro. Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

No Brasil, o agronegócio é um dos pioneiros na criação de uma medida oficial para incentivar as empresas a desenvolverem uma cultura efetiva de Compliance. A oportunidade surgiu com a criação do Selo Agro+Integridade, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no final de 2017, para empresas que desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.

Para montar toda a estrutura foi necessário a união de vários órgãos. A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

Programação Diversificada

Além da oportunidade de fazer negócios, o grande diferencial da Agrotins é a oportunidade de obter conhecimento. Para proporcionar isso foi montada uma programação diversificada, que reúne diversas áreas e temáticas que afetam diretamente a produtividade do setor do agronegócio.

A exemplo da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) responsável pelo o Pavilhão do Desenvolvimento – A casa do empresário na Agrotins, um espaço preparado para receber 43 pequenos empreendedores que irão expor e comercializar seus produtos para visitantes de dentro e fora do Tocantins. A estrutura contará com a presença de entidades públicas e privadas que prestarão apoio ao empresário que visa se fortalecer no Estado.

No pavilhão, haverá a Arena do Desenvolvimento, com programação voltada para a realização de palestras, workshops e painéis interativos direcionados ao público que deseja se informar sobre pautas como profissões do futuro, indústria 4.0, impacto social do agronegócio, cooperativismo, produção sem desperdício entre outros tópicos relacionados ao empreendedorismo. O espaço também irá proporcionar momentos culturais com shows artísticos para o público.

Uma das novidades é que pela primeira vez, a Agrotins terá o Pavilhão da Mineração, um espaço preparado pela Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) para mostrar as potencialidades do setor minerário do Tocantins, atrair novos investimentos e aproximar empresas e visitantes.

A tecnologia já é uma marca registrada da feira, mas na edição de 2023, os visitantes poderão experimentar um equipamento de realidade virtual. Esse acessório é capaz de proporcionar ao usuário uma sensação única de vivenciar uma atividade rural tecnificada, sem estar no ambiente real e ter a nítida sensação de como se dão todos os processos, em todos os ângulos. Esta é a proposta de uma oficina que será oferecida aos participantes do estande “Juntos Somos Mais Fortes”, do sistema FAET/Senar.

“Além da experiência de manusear equipamentos e realizar os procedimentos de manutenção em pulverizadores, a iniciativa de levar essa tecnologia para dentro da programação da feira visa também apresentar uma nova ferramenta que poderá ser aliada aos nossos treinamentos em campo”, disse o diretor de Educação Profissional Rural e Promoção Social (DEPPS), Luiz Claudio Faria