O Tocantins será o centro das atenções do agronegócio brasileiro no dia 30 de janeiro de 2026, quando sediará a Abertura Nacional da Colheita da Soja, evento promovido pela Aprosoja Brasil em parceria com a Aprosoja Tocantins. A cerimônia acontecerá na Fazenda Alto da Serra, do Grupo Wink, em Porto Nacional (TO), com início às 8h e transmissão ao vivo a partir das 9h pelo Canal Rural e pelo YouTube.
Com o tema “Onde a soja cresce, a transformação acontece”, o evento marca o início oficial da safra nacional de soja — principal cultura agrícola do país — e reforça o papel estratégico do Tocantins como uma das regiões mais promissoras da produção de grãos no Brasil.
A presidente da Aprosoja Tocantins, Caroline Barcellos, destacou o simbolismo do evento para o estado e para o setor produtivo. “O Tocantins é hoje um exemplo de produtividade, sustentabilidade e integração entre campo e cidade. Receber a abertura nacional da colheita é reconhecer o trabalho de cada produtor que impulsiona o desenvolvimento do país e reafirmar o potencial do nosso estado como protagonista do agro brasileiro”, afirmou.
Para o presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, a escolha do Tocantins reflete o avanço da nova fronteira agrícola nacional. “A cada safra, o Tocantins consolida sua importância na produção de soja e milho, com tecnologia, gestão e sustentabilidade. Este evento é uma celebração ao esforço do produtor brasileiro e uma oportunidade de mostrar ao Brasil e ao mundo a força do nosso agro”, disse.
A Abertura Nacional da Colheita da Soja 2026 conta com patrocínio da Intacta 2 Xtend, Ihara e ProFarm, consultoria da Climatempo e Safras & Mercado, e coordenação técnica da Embrapa. A realização local é da Aprosoja Tocantins, com apoio do Grupo Wink, anfitrião do evento.