Tocantins registrou 2.024 casos de acidentes com abelhas ou vespas, e nove mortes em dois anos

Ciente dos perigos provocados pelos acidentes envolvendo abelhas e vespas, na quinta-feira, 22, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu a webconferência ‘Abelhas e vespas: conhecer para prevenir acidentes’. A ação foi coordenada pela Área Técnica de Zoonoses e Animais Peçonhentos.

A capacitação está disponível no canal do youtube da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS) pelo link  https://www.youtube.com/watch?v=KZ6VP_EC0Kk e foi direcionada aos profissionais de saúde e população em geral.

A assessora de Zoonoses e Animais Peçonhentos da SES-TO, Iza Alencar Sampaio Oliveira, explicou que “o intuito é capacitar os profissionais de saúde quanto à importância destes animais para o meio ambiente. Além de conhecer seu comportamento natural, estimular o respeito e o reconhecimento das situações de risco, as medidas de prevenção de acidentes para ajudá-los nas ações de educação em saúde e ambiental junto aos populares de seus territórios”.

Ainda segundo a técnica da SES-TO, “embora a web tenha sido feita com o foco maior para os profissionais de saúde que atuam nas equipes de vigilância epidemiológica e atenção básica, é um conteúdo interessante para ser assistida por toda a população tocantinense. A web traz informações e discussões sobre nossa diversidade de abelhas, a importância de respeitá-las e como diminuir os riscos de acidentes quando ocorrerem encontros com estes animais, além de explicações sobre algumas situações reportadas de acidentes nos últimos anos no Tocantins”.

Participou da webconferência como convidado, o Dr. Waldesse Piragé de Oliveira Júnior, professor titular da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o qual desenvolve projetos na linha de biologia e biodiversidade de abelhas no Tocantins, sendo referência no assunto, no Estado.

Dados

Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/SES-TO) entre 2020 a 2022 foram notificados 2.024 acidentes por abelhas e vespas no Tocantins. Destes, nove acidentados foram a óbito. Estes acidentes foram ocorridos com maior frequência nos meses de setembro a novembro, que são os meses que coincidem com o período de enxameação (divisão da colmeia e as abelhas deslocam em busca de estabelecer nova colméia em outro lugar), e neste descolamento há maior chance de encontros inesperados com estes animais.