O Governo do Tocantins alcançou pela primeira vez o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública, após atingir 99,18% de índice de transparência, segundo avaliação divulgada nesta quinta-feira (4) durante o IV Congresso Internacional de Tribunais de Contas, em Florianópolis (SC). O reconhecimento coloca o estado como referência em transparência na Região Norte.
O resultado integra o levantamento do Radar Nacional de Transparência Pública, que monitora e compara o desempenho dos portais de órgãos públicos de todo o país. A conquista é atribuída pelo governo estadual a ações integradas coordenadas pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), que tem conduzido modernizações e ampliação de dados disponibilizados à sociedade.
Medidas que levaram à melhoria
O governo afirma que a elevação do índice foi impulsionada por iniciativas de transparência ativa, como:
- implantação do Painel de Diárias, lançado em outubro;
- modernização e ampliação do Portal da Transparência;
- disponibilização de informações em tempo real, com linguagem mais acessível e visual renovado;
- revisão e digitalização de bases de dados antes mantidas em papel;
- padronização e atualização de plataformas sob coordenação da CGE.
Avaliação do governo
O governador em exercício Laurez Moreira afirmou que a transparência foi definida como prioridade desde sua posse.
“Receber o Selo Diamante em Transparência Pública é uma conquista histórica para o Tocantins e representa muito mais do que um prêmio. É a confirmação de que estamos construindo um novo modelo de gestão, baseado no respeito ao dinheiro público (…). Quando assumi o governo, encontrei um estado nas últimas posições do país em transparência. Desde o primeiro dia, digo que isso era inadmissível”, disse.
Laurez destacou que o objetivo é manter o Tocantins como referência nacional em boas práticas de governança.
O Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado, Murilo Centeno, que representou o governador no evento, reforçou que o avanço está ligado à reorganização de dados e aos novos sistemas implementados.
“A orientação do governador foi objetiva: elevar o Tocantins a um novo patamar de transparência. Organizamos a casa, revisamos bases de dados que ainda estavam em papel, modernizamos sistemas e orientamos todas as secretarias a ampliarem a disponibilização de informações”, afirmou.
Centeno destacou ainda o impacto do Painel de Diárias na rastreabilidade e segurança das informações e disse que o estado deve avançar em dados abertos e aprimoramento contínuo dos sistemas.
Sobre o Radar de Transparência
O Radar Nacional de Transparência Pública é coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com os Tribunais de Contas, o Instituto Rui Barbosa (IRB), o CNPTC, a Abracom e o Conaci. O objetivo é fortalecer a cultura de transparência, incentivar melhorias nos portais públicos e ampliar o controle social.
A avaliação completa está disponível na página oficial do Radar Nacional de Transparência Pública.