O Governo do Tocantins recebeu na última quarta-feira (5) uma nova remessa de 200 aparelhos de ar-condicionado que serão instalados em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Os equipamentos fazem parte da aquisição de 1.500 unidades previstas em contrato firmado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), com investimento superior a R$ 3 milhões.
Segundo a superintendente de Gestão Administrativa da SES-TO, Laís Regina Santos, as entregas serão feitas gradualmente, de acordo com a demanda de cada unidade e a capacidade elétrica dos espaços.
“As entregas dos aparelhos ocorrerão de forma escalonada e eles possuem potências diferentes. Hoje recebemos 200 unidades de 18 mil BTUs e aguardamos a chegada dos demais, que serão instalados conforme a necessidade das unidades, bem como a capacidade energética dos espaços”, explicou.
O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, afirmou que a aquisição foi uma das primeiras medidas adotadas pela atual gestão da pasta.
“A baixa na ata para a aquisição dos aparelhos foi uma das minhas primeiras ações como gestor da SES e, com a finalização dos trâmites burocráticos, os equipamentos estão chegando, para proporcionarem mais conforto à população acolhida em nossas unidades. O bem-estar das pessoas é uma das prioridades do governador Laurez Moreira e estamos empenhados neste propósito”, disse.
Primeira entrega será feita ao Hospital Geral de Palmas
A distribuição dos equipamentos começará pelo Hospital Geral de Palmas (HGP), principal unidade hospitalar da rede pública estadual. As primeiras instalações devem ocorrer na próxima semana, após a conclusão do processo de conferência e tombamento dos equipamentos.
O diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa, destacou que a chegada dos aparelhos deve melhorar as condições de atendimento. “A nossa expectativa é grande para a chegada de ar-condicionado, pois com eles conseguimos prestar uma assistência mais humanizada e com conforto aos nossos pacientes”, afirmou.
As próximas etapas de entrega contemplarão outras unidades hospitalares do estado, conforme cronograma definido pela SES-TO.