O Governo do Tocantins realizou, entre os dias 1º e 5 de outubro, uma série de mutirões de cirurgias eletivas nas unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). No período, 81 pacientes foram atendidos em diferentes especialidades médicas. As ações integram o cronograma de ampliação do acesso a procedimentos cirúrgicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Distribuição dos atendimentos
As cirurgias ocorreram em seis hospitais regionais do estado: 23 no Hospital Geral de Palmas (HGP); 15 no Hospital Regional de Guaraí (HRGUA); 19 no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG); 11 no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT); 8 no Hospital Regional de Gurupi (HRG) e 5 histerectomias no Hospital Regional de Xambioá (HRX).
O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, destacou que a descentralização dos atendimentos tem sido uma das estratégias da gestão.
“Temos alinhado ações de forma que as unidades atendam pacientes em suas regionais, reduzindo o tempo de espera e garantindo que tenham o acolhimento próximo de suas residências. Isso reduz custos e garante bem-estar da população, duas prioridades do governador Laurez Moreira”, afirmou.
Especialidades e atendimentos por região
Em Palmas, os mutirões contemplaram cirurgias ortopédicas e digestivas, realizadas nos dias 4 e 5.
Em Guaraí, foram executados procedimentos de ginecologia, perineoplastia, laqueadura, cirurgia geral, colecistectomia e correção de hérnias, beneficiando pacientes de municípios vizinhos como Colmeia, Colinas, Goianorte e Itaporã.
“O mutirão de cirurgias promove acesso mais rápido aos procedimentos eletivos, reduz as filas do SUS e melhora a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou o diretor-geral do HRGUA, Cláudio Reis de Oliveira.
No Hospital Regional de Paraíso, o mutirão de ortopedia atendeu pacientes de Lagoa da Confusão, Pium, Barrolândia, Cristalândia, Paraíso e Caseara.
Já no Hospital Regional de Augustinópolis, as cirurgias incluíram postectomia, varicocele, hidrocele, tireoidectomia e laqueadura tubária, atendendo moradores da região do Bico do Papagaio.
Relatos de pacientes e profissionais
A paciente Tangriane Nunes Rodrigues Soares, atendida em Paraíso, relatou gratidão ao ser submetida a uma nova cirurgia na mão esquerda.
“Eu fiz a primeira cirurgia em 28 de junho pela cirurgia eletiva, fui bem atendida e tive uma ótima recuperação, e agora dia 4 de outubro passei por uma nova cirurgia pelo mesmo problema, mas agora na mão esquerda. Fui muito bem tratada por toda a equipe do regional, desde a recepção até a internação. Só tenho a agradecer”, contou.
Em Gurupi, o mutirão priorizou cirurgias pediátricas. Para tornar o atendimento mais acolhedor, as crianças foram levadas ao centro cirúrgico em uma maca personalizada no formato de carro de corrida.
“Os mutirões visam reduzir o tempo de espera e oferecer um atendimento mais humanizado”, afirmou o diretor-geral do HRG, Fernando Mota.
A cirurgiã pediatra Camila Lima acrescentou: “Proporcionar atendimento especializado e garantir que as patologias pediátricas sejam corrigidas me traz grande satisfação profissional”.
A mãe de um dos pacientes, Lorrane Targino, elogiou a iniciativa.
“O acolhimento da equipe trouxe muita tranquilidade e alegria para meu filho. Deixou ele mais calmo e sem medo. Isso também me tranquilizou, pois ver meu filho bem e feliz é muito gratificante”, disse.
Com os mutirões, a SES-TO busca ampliar o número de cirurgias eletivas, diminuir o tempo de espera e fortalecer o atendimento regionalizado na rede pública de saúde do Tocantins.
Informações: Alysson-Neya Chaves/Governo do Tocantins