Semus distribui 145 novos equipamentos de educação física e fisioterapia para unidades de saúde

25 exercitadores e incentivadores respiratórios, 30 colchonetes, 25 bolas de pilates, 20 kits de fita elástica de pilates, 20 rolos para exercícios e 25 cordas de pular.

Nas últimas semanas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) distribuiu 145 novos equipamentos de atividades físicas para as Unidades de Saúde da Família (USF) de Palmas, incluindo 25 exercitadores e incentivadores respiratórios, 30 colchonetes, 25 bolas de pilates, 20 kits de fita elástica de pilates, 20 rolos para exercícios e 25 cordas de pular. Esses equipamentos atendem a diversos serviços essenciais, como o programa de educação física, que traz uma nova perspectiva de vida especialmente para idosos e pacientes em reabilitação com fisioterapia.

Uma das beneficiadas por essa nova remessa de itens para saúde física foi a aposentada Edileusa Medeiros Belfort, de 67 anos, moradora da Quadra ASR-SE 75 (712 Sul). Ela relata que o programa de educação física transformou sua vida, tanto social quanto fisicamente. “Eu não conseguia levantar meus braços, tinha dificuldades de me mover, mas agora me sinto uma nova pessoa”, afirmou. Com muita animação, Edileusa destaca também a importância da socialização com os colegas de treino: “Fazemos amizades aqui, criamos vínculos com outras pessoas, faz bem para a nossa mente também”.

O profissional de educação física da Semus, Francisco de Assis de Sousa Sobrinho, reforça a importância do condicionamento físico para uma vida saudável. “O condicionamento físico é essencial para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes. Promove o fortalecimento muscular e a mobilidade, as atividades também ajudam na integração social e na autoestima dos participantes, o que contribui para um bem-estar completo”. Sobrinho ainda pontua que os novos equipamentos proporcionam aos pacientes recursos de qualidade para que possam alcançar uma vida mais ativa e saudável.

Acesso

As USFs são a porta de entrada para todos os serviços de saúde municipais, inclusive para os programas de educação física e fisioterapia. Qualquer paciente que deseja participar desses programas pode buscar orientação diretamente na sua USF de referência. Lá, será orientado sobre as atividades disponíveis e o processo de inclusão nas turmas, garantindo o acompanhamento adequado para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar.