Semana do Meio Ambiente visa sensibilizar sobre necessidade de preservação

Sensibilizar a comunidade sobre a importância de uma postura sustentável frentes aos desafios ambientais é a proposta da Semana Municipal do Meio Ambiente, que iniciou nesta segunda-feira, 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o lançamento da Praça da Sustentabilidade, montada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. As atividades seguem pelos dias 6, 7, 8 e 13, com a apresentação dos programas que compõem a política ambiental de Palmas.

O evento está sendo realizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e no espaço estão os visitantes podem conhecer diversos Programas, a exemplo do Renova Palmas, que apóia a gestão de resíduos sólidos da Capital, por meio dos projetos de Reciclagem de Óleo Residual, Coleta Seletiva de Recicláveis, Compostagem da Fração Orgânica e Implementação da Cadeia de Logística Reversa.

Também é possível conhecer o Programa ‘MudaClima’, que incentiva a preservação e recuperação da flora nativa, por meio do plantio de árvores, em espaços urbanos e rurais. Como o próprio nome do programa sugere, a intenção é por meio da cobertura vegetal, tornar o clima da Capital mais amenos e convertendo algumas ilhas de calor, em espaços de frescor.

O Programa ‘MudaClima’ é mantido pelo Horto Florestal – Viveiro Municipal, responsável pela produção e plantio das mudas de árvores. O trabalho realizado no viveiro vai desde a coleta das sementes, até o plantio de novas árvores. No local são cultivadas espécies frutíferas e típicas do cerrado. Além de serem usadas na manutenção e recuperação da flora nativa, as árvores produzidas no Viveiro ainda são distribuídas À comunidade e utilizadas para os projetos de paisagismo da Capital.

Na Praça da Sustentabilidade o público também poderá ter acesso a informações sobre o Programa Palmas Mais Verde, que é executado por meio de parcerias entre a Prefeitura Municipal de Palmas/FMA e pessoas físicas ou jurídicas. O objetivo é estimular a implantação, recuperação e conservação das áreas verdes e de preservação permanente, bem como de árvores, mobiliário urbano, monumentos e equipamentos presentes nos locais e assim conseguir ativos ambientais e sociais.

Também está presente na Semana do Meio Ambiente, o Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndios), responsável pelos brigadistas de Palmas.