Sem Wanderlei, Eduardo Gomes é o mais votado para o Senado na pesquisa do Vópe

Sandra Miranda – Jornalista e Advogada.

Enquanto a disputa pelo Palácio Araguaia – por enquanto – apresenta poucos nomes e se revela bastante morna, o que tem chamado a atenção da população sobre as eleições de 2026, é a corrida pelas duas vagas ao Senado Federal.

Oito nomes estão no páreo, sendo a maioria deles fortes e competitivos, com dois senadores candidatos à reeleição, e três deputados federais.

Em 2018, ano em que o Senado Federal renovou 2/3 das cadeiras – o que ocorre a cada oito anos, os vitoriosos foram Eduardo Gomes e Irajá Abreu.

E agora, quem está em melhor situação, neste mês de dezembro de 2025, sendo o mais apontado para uma das duas vagas, conforme pesquisa do Jornal Primeira Página/Vópe, é o senador Eduardo Gomes (PL).

Esse cenário foi identificado depois que o governador Wanderlei Barbosa retornou ao Palácio Araguaia, após conseguir uma liminar do Supremo Tribunal Federal, e com isso, teve a sua pré-candidatura ao Senado retirada da pesquisa do Vópe. A pesquisa foi realizada entre os dias 06 a 10 de dezembro.

Na forma estimulada (quando os nomes são apresentados), Eduardo Gomes é o líder com 23%, seguido do deputado federal Carlos Gaguim (União Brasil), apontado por 13%. Lembrando que como são duas vagas, os dois mais votados conquistarão as cadeiras de senador pelo Tocantins.

O levantamento do Instituto Voz e Pesquisa Tocantins entrevistou 1.420 eleitores de 38 cidades do Tocantins, em seis regiões, entre os dias 06 a 10 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e a confiabilidade estatística é de 95%.

O terceiro lugar na pesquisa, com 11%, é do deputado federal Vicentinho Júnior (PP), em quarto lugar com 10% está o senador Irajá Abreu (PSD), candidato à reeleição, seguido do deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), indicado por 7%.

Atrás aparece a ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), com 6%, enquanto Paulo Mourão (PT), tem 5%. O lanterna é o técnico de futebol, Vanderlei Luxemburgo (Podemos), que recebeu 4% das indicações.

Estão indecisos 13%, pretendem anular ou votar em branco, 8%, e não responderam 2%.

CONFIRA OS NÚMEROS PARA O GOVERNO DO TOCANTINS AQUI

Irajá Abreu é mais rejeitado

O senador e candidato à reeleição, Irajá Abreu (PSD, filho da ex-senadora Kátia Abreu, é o mais rejeitado pelos eleitores, quando perguntados em quais dos pré-candidatos ao Senado, eles não votariam de forma alguma. Ele foi apontado por 15%.

Em segundo lugar na rejeição, com 14%, surge o deputado federal Carlos Gaguim (União Brasil), e em terceiro o atual senador e candidato à reeleição, Eduardo Gomes (PL), com rejeição de 11%. Ele é seguido do ex-deputado federal Paulo Mourão (PT), com 10%, mesmo percentual do deputado federal Vicentinho Júnior (PP), com rejeição de 10%.

A ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), foi mencionada por 9%. Vanderlei Luxemburgo, o ex-técnico de futebol, é rejeitado por 8%. E finalmente, surge o menos rejeitado pelo eleitor, que é o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), com 5%.

Estão dispostos a não rejeitar nenhum dos nomes apresentados, 11% dos entrevistados, 6% vão votar branco ou anular o voto e 1% não respondeu a esse quesito. Destaca-se que na pergunta sobre rejeição, o eleitor entrevistado pode apontar apenas um nome, e desta forma o percentual não ultrapassa 100%.

A pesquisa do Jornal Primeira Página e Instituto Vópe entrevistou 1.420 eleitores de 38 cidades do Tocantins, em seis regiões, entre os dias 06 a 10 de dezembro de 2025. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e a confiabilidade estatística é de 95%.

Metodologia da Pesquisa

Pesquisa quantitativa de intenção de votos para governador do Tocantins e para as duas vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026, realizada pelo Jornal Primeira Página e Instituto Vópe – Voz e Pesquisa Tocantins Eireli, sediados em Palmas, Tocantins.

Total de 1.420 eleitores entrevistados moradores de 38 municípios de 06 regiões do estado. Realizada entre 06 a 10 de dezembro de 2025, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.

Estatístico responsável: João Soares de Araújo Neto, registrado no COREN com o número 6892. Amostra aleatória no sorteio de unidades, distribuída com base nos critérios geográficos e nas variáveis sexo, idade, grau de instrução e renda familiar.

Entrevistas diretas junto ao eleitorado, nos domicílios e áreas comerciais, com amostra representativa levando em consideração a proporção do tamanho da população residente em cada uma das seis regiões contendo os municípios, tendo por base o Censo Populacional de 2022 realizado pelo IBGE e o eleitorado cadastrado no mês de outubro de 2025 pelo Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO.

Região Norte, composta pelos municípios de Araguaína, Colinas do Tocantins, Guaraí, Nova Olinda, Xambioá e Wanderlândia; Região Central, composta pelos municípios de Palmas, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Miranorte, Pedro Afonso e Tocantínia;

Região Sudeste, composta pelos municípios de Dianópolis, Taguatinga, Paranã, Arraias, Natividade e Almas; Região Sul, composta pelos municípios de Gurupi, Formoso do Araguaia, Alvorada do Tocantins, Peixe, Araguaçu e Palmeirópolis;

Região do Vale do Araguaia, composta pelos municípios de Araguacema, Paraíso, Lagoa da Confusão, Pium, Divinópolis e Cristalândia; Região do Bico do Papagaio, composta pelos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Tocantinópolis, Axixá do TO, Ananás, Esperantina, São Miguel do TO e Sítio Novo do TO.