Os alunos do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (CEMIX) receberam a delegada titular da 1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM – Palmas), Suzana Fleury, que foi até Tocantínia para falar sobre o combate à violência contra a mulher. A palestra ocorreu nesta quarta-feira, 30, e faz parte das ações educativas da Operação Shamar.
Atentos às informações passadas pela delegada, os adolescentes aprenderam sobre os tipos de agressões que as mulheres costumam sofrer, direitos das mulheres, a importância de denunciar qualquer situação de violência e os canais de denúncia, como o Aplicativo Salve Mulher.
A delegada Suzana classificou a experiência como maravilhosa e gratificante. “Em 15 anos no Tocantins, eu nunca tinha ido a uma comunidade indígena e foi uma experiência maravilhosa. Os alunos e a direção da escola estavam ansiosos pela nossa presença lá. É gratificante porque vi que eles prestaram atenção em tudo o que a gente falou. Ressaltamos para as meninas que elas têm direitos garantidos e que elas devem ser respeitadas sempre”, completou.
Nos próximos dias, equipes da Polícia Civil seguirão com este trabalho educativo e preventivo em outras aldeias indígenas no Tocantins. Nesta sexta-feira, 1º de setembro, o delegado Guilherme Moreira irá ministrar palestra ao povo Karajá, no município de de Lagoa da Confusão.