O Instituto Voz e Pesquisa Tocantins – Vope e o Jornal Primeira Página trazem os resultados da segunda rodada de pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Palmas nas eleições de 2024, e como evoluíram os pré-candidatos desde a primeira rodada, que foi publicada em 15 de abril. Esta evolução pode ser conferida no gráfico ao acima.
A pesquisa atual, registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO sob o número TO-01508/2024, foi realizada entre os dias 25 a 28 de junho, com a aplicação de 800 questionários no município, em cinco setores que formam conglomerados com os bairros da capital.
Os resultados da consulta estimulada revelam que Janad Valcari (PL) segue líder absoluta, agora chegando nesta rodada a 40% das intenções de voto. Em segundo lugar, continua Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 19%, seguido por Carlos Amastha (PSB), que tem 12%. Junior Geo (PSDB) registra 10% das preferências, enquanto Charleide Matos (PSOL) tem 1%. Além disso, 11% dos entrevistados se declararam indecisos, 5% optaram por branco ou nulo e 2% não responderam.
Os números contidos no gráfico comparam a evolução dos pré-candidatos com a pesquisa realizada na primeira rodada, divulgada em 15 de abril deste ano. Naquele mês, Janad Valcari (PL) liderava com 34%, enquanto Eduardo Siqueira Campos (Podemos) tinha 18%, Carlos Amastha (PSB) 14%, Junior Geo (PSDB) 7% e Charleide Matos (PSOL) 0%.
Ricardo Ayres (Republicanos) tinha 1%, Luana Ribeiro (PSD) também 1% e Roberta Tum (PCdoB) não pontuou. Nesta segunda rodada, a pesquisa não colocou na consulta estimulada os nomes dos três. Os indecisos somavam 14%, e os votos em branco ou nulo eram 8%. O percentual dos que não responderam somou 3%. O Vope só utiliza números redondos.
Carlos Amastha segue líder na rejeição entre o eleitorado
A segunda rodada da pesquisa Vope/Jornal Primeira Página divulgou também os resultados sobre a rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de Palmas nas eleições de 2024. Conforme os números apurados, Carlos Amastha (PSB) continua liderando o índice de rejeição com 33%. Em seguida, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) apresenta 21% de rejeição.
A pré-candidata Janad Valcari (PL) tem 9% de rejeição, enquanto Junior Geo (PSDB) registra 7%, e Charleide Matos (PSOL) aparece com 6%. Além disso, 15% dos entrevistados afirmaram que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos, 6% optaram por branco ou nulo, e 3% não responderam. A evolução quanto à rejeição entre as duas rodadas de pesquisa pode ser conferida no gráfico abaixo.
Metodologia da Pesquisa
Pesquisa de intenção de voto em Palmas, capital do Tocantins, realizada pelo Instituto Voz e Pesquisa Tocantins – Vope e Jornal Primeira Página. Levantamento quantitativo, na modalidade estimulada, com a cidade sendo dividida em cinco setores, formando conglomerados com os bairros de Palmas.
O número de entrevistas realizadas em cada setor, levou em consideração a proporção do tamanho da população residente recenseada em cada um deles, tendo por base o Censo Populacional de 2022 realizado pelo IBGE.
As entrevistas ocorreram entre os dias 25 a 28 de junho de 2024. Pesquisa com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,2% para mais ou para menos. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO é TO-01508/2024.
O levantamento foi realizado através de entrevista direta com base em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, tendo por base a Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), onde há o princípio de equiprobabilidade no sorteio dos elementos que pertencem ao universo objeto da pesquisa, que compõem o Painel Amostral.
Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TRE/TO, tendo como referência, Maio/2024, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e renda per capita da população (sendo a renda per capita retirada do Censo 2010 do IBGE).
O estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.