A segunda noite consecutiva de mortes violentas escancarou o aumento da violência em Palmas. Moradores da região sul tem convivido com inúmeras mortes desde o início do ano e o mês de maio reforçou essa tendência de assassinatos.
O perfil das mortes segue o mesmo padrão. São homens jovens, executados com tiros e os crimes se concentram nos bairros da região sul. Em muitos casos, a vítima já teve alguma passagem policial ou envolvimento com atividades ilícitas.
As últimas vítimas da terça-feira, 9, são jovens entre 18 e 23 anos. Um deles morreu após ser atingido por vários tiros na setor Janaína. Ele estava na rua, de moto, quando dois outros homens em uma moto efetuaram os disparos.
A segunda morte foi registrada no setor Sul, foi repassado para polícia que pessoas estavam em um local quando dois homens armados entraram, deram ordens para eles baixassem a cabeça. Os celulares foram roubados e logo após disparos foram efetuados.
No Jardim Vitória foi um jovem de 18 anos que morreu após ser baleado. A polícia encontrou nove cápsulas de munição após a realização da perícia.
Ao todo foram registradas 139 mortes no Tocantins entre os dias 1º de janeiro e 9 de maio de 2023. A mesma quantidade de homicídios foi registrada no mesmo período do ano passado. A diferença assustadora está nos casos envolvendo Palmas. No ano passado foram 18 mortes, em 2023 58. É um aumento de mais de 220%.
A Polícia Militar tem informado que reforçou o policiamento ostensivo na região para coibir esses crimes. A Secretaria de Segurança também informou que tem feito ações como reforço das equipes que atuam diretamente contra esses crimes e um trabalho contínuo combate à criminalidade. A SSP informou que chegou a mensurar uma diminuição dessas mortes nos meses março e abril. O desafio agora é fazer com que esses esforços reduzam esses crimes.