Secretário de Segurança Pública pede desculpas após dizer que a criminalidade demonstra que a sociedade está enriquecendo

Uma fala do secretário de Segurança Pública do Tocantins Wlademir Mota Oliveira durante uma entrevista a uma rádio de Paraíso do Tocantins repercutiu mal. O gestor da segurança estadual disse que a criminalidade tem um fator positivo e que criminalidade demonstra que a sociedade está enriquecendo.

Veja o que ele disse: “O primeiro alerta que eu digo, até mais, é que a criminalidade também tem o fator positivo. Isso demonstra que a sociedade está enriquecendo ou está tendo um desenvolvimento, porque o criminoso não quer trabalhar, não quer ocupar um espaço que não tenha riquezas. Em regra, ele tem um valor financeiro atraído ali. Se está havendo um desenvolvimento, eu falo sempre que é o lado positivo da criminalidade, isso é um sinal que a sociedade está avançando, crescendo e gerando riquezas”.

A fala vem após a capital registrar 77 assassinatos do começo do ano até o início do mês de junho. Na comparação com o mesmo período do ano passado, Palmas registrou 25 homicídios. É um crescimento de 208%. A grande maioria das mortes aconteceu na região Sul da capital, o que instalou uma grande sensação de insegurança entre a população que vive nos bairros da região.

Após a repercussão negativa, o secretário se arrependeu da fala. Em nota O secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, pede desculpas pelas declarações que fez recentemente em uma entrevista à Rádio 105,5 FM – Paraíso do Tocantins, na qual errou ao afirmar que a criminalidade pode ser interpretada como um indicativo de desenvolvimento e crescimento da sociedade. *Vale ressaltar que essa fala não reflete nas ações que estão sendo tomadas para o efetivo combate à criminalidade.

O titular da SSP lamenta profundamente o impacto negativo que essas palavras tenham causado. Diante desse contexto, o secretário Wlademir Mota Oliveira reafirma seu compromisso em trabalhar incansavelmente para combater a criminalidade e garantir a segurança de todos os cidadãos do Tocantins. Ele entende que é fundamental ouvir e aprender com as críticas construtivas.

Por fim, o secretário reitera seu comprometimento com a segurança pública e com o bem-estar da sociedade tocantinense. *Prova disso que nesta semana foi criado o Gabinete de Gestão Integrada com a participação de todas as forças de segurança, com objetivo de cessar os crimes de homicídio na Capital.