A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) informou nesta quarta-feira (30) que investiga dois casos suspeitos de sarampo na capital. As notificações envolvem um menino de 8 meses — idade inferior à faixa etária de vacinação, recomendada a partir de 1 ano — e uma menina de 1 ano de idade.
Bloqueio vacinal foi realizado nas residências
Equipes da Semus estiveram nas casas das crianças para realizar o bloqueio vacinal, que consiste na verificação e aplicação da vacina em pessoas que mantêm contato direto com os casos suspeitos, com o objetivo de conter a possível disseminação do vírus.
A análise laboratorial das amostras está sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO).
Leia mais: Dois casos de sarampo são notificados em Palmas e um em Porto Nacional.
Força-tarefa amplia ações de imunização
Paralelamente à investigação, a Semus mantém uma força-tarefa para atualizar as cadernetas de vacinação da população. A secretaria reforça o chamado para que moradores procurem as unidades de saúde para verificar a situação vacinal e se imunizar.
A prefeitura também informou que, nos próximos dias, divulgará a programação de ações extramuros aos finais de semana, com o objetivo de ampliar o acesso à vacina e conter o avanço da doença.
Informações: Secom Palmas