Secretaria da Segurança Pública do Tocantins investe na valorização psicossocial do policial civil

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) tem desenvolvido uma série de ações e programas com o objetivo de valorizar e cuidar da saúde psicossocial dos profissionais da Polícia Civil. Por meio da Gerência de Valorização Profissional, a SSP/TO oferece um conjunto de iniciativas que visam promover o bem-estar e a qualidade de vida dos servidores. 

Entre os programas oferecidos estão o de atendimento psicossocial individual; grupo que trabalha quadros de ansiedade e depressão (remoto e presencial) e ações de prevenção e promoção à saúde. A Espol conta com academia de musculação e a SSP/TO também oferece o projeto Segurança em Movimento, que promove o bem-estar físico, mental e social dos profissionais. O projeto integra as modalidades de treinamento funcional, corrida/caminhada de rua e promoção periódica de eventos esportivos de maior abrangência.

“Além desses também realizamos visitas domiciliares na Capital e proximidades, prestamos apoio à família enlutada e realizamos visita hospitalar, quando solicitado. Também fazemos  avaliação psicológica para laqueadura e vasectomia”, explicou a gerente de Valorização do Servidor, psicóloga Leni Barbosa. 

A gerente explica ainda que as demandas chegam ao setor de forma espontânea ou que os servidores podem ser encaminhados pela Corregedoria-geral de Polícia Civil ou pelas chefias imediatas. Para garantir o acesso aos serviços, a Gerência de Valorização do Policial Civil disponibiliza canais de atendimento pelos números (63) 9 8131-2176, (63) 3218 6890 e (63) 98131 3402 (whatsapp).

“Com essas medidas, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins reafirma seu compromisso em valorizar e zelar pelo bem-estar dos policiais civis, reconhecendo a importância de cuidar da saúde física e mental desses profissionais que desempenham um papel fundamental na segurança da sociedade”, lembrou o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira. 

Pró-Vida

Essas ações estão alinhadas ao Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), do Ministério da Justiça. Esse programa foi criado com o intuito de valorizar os profissionais que atuam na área de segurança pública e defesa social, reduzindo os riscos enfrentados no exercício de suas funções diárias e dando ênfase à prevenção da saúde física e mental. Vale ressaltar que essas iniciativas também estão de acordo com a Lei 14.531/2023, que prevê ações de apoio à saúde mental e prevenção ao suicídio para os profissionais de segurança pública, e leva em conta a implementação do Centro de Atendimento Biopsicossocial e Ocupacional da Policia Civil e Policia Científica (CEABIO). 

Segurança Pública foca na valorização física e mental do servidor. Foto: Luiz de Castro