Saúde reforça a campanha Setembro Amarelo com tema ‘Se precisar, peça ajuda’

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reforça campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Em 2023, o tema é “Se precisar, peça ajuda!”. Vale ressaltar que a campanha é realizada durante todo o mês de setembro, mas o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Mas também informa que existem episódios subnotificados, o que pode chegar a mais de 1 milhão de casos. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.

De acordo com Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), o total de casos de suicídio no Tocantins, entre janeiro a agosto deste ano é de 92 casos registrados, tendo 8 casos a mais que o mesmo período do ano passado, que contabiliza 84. Em 2022 foi totalizado 149 mortes, tendo como causa o suicídio. A faixa etária que possui maior número de casos no Tocantins neste ano, é a de pessoas com idade entre 30 a 39 anos, com 22 mortes.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito na Rede de Apoio Psicossocial, que é composta pela Unidade Básica de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Se você estiver precisando, peça ajuda, procure orientação em uma clínica da família da sua região.

“Existem fatores de risco para suicídio, por isso precisamos ficar atentos quando a pessoa possuir mais de dois fatores. Entretanto, muitos indivíduos podem ter um ou mais fatores e não terem intenção suicida, entre os fatores de risco estão o diagnóstico de doença psiquiátrica, histórico familiar de comportamento suicida, abuso sexual na infância e outros. Pessoas que falam “nada faz sentido”, “quero sumir” e “sinto uma dor que não passa”, podem estar com ideação suicida, então, é preciso ficar atento e buscar ajuda de profissionais. Ouça com atenção, não julgue, demonstre confiança e não deixe a pessoa sozinha. O suicídio é uma emergência médica, por isso ao se deparar com uma tentativa de suicídio ligue para o 192, (SAMU)”, afirmou o médico psiquiatra do Hospital Geral de Palmas (HGP), Wordney Camarço.