Saúde promove capacitação sobre atendimento às pessoas em situação de violência sexual

Com o objetivo de ofertar uma maior segurança ao atendimento das pessoas em situação de violência sexual que procuram atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove no período de 16 a 18 de agosto, capacitação para todos os profissionais de saúde que atuam nos hospitais estaduais. O evento é coordenado pelo Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVIS) do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) e acontecerá no auditório da Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS).

Nos três dias de evento, a capacitação abordará a forma correta de atendimento, cuidados necessários com as pessoas vítimas de violência sexual e a importância do sigilo profissional no dia a dia. Entre os parceiros estão servidores de áreas técnicas das SES-TO e de profissionais que atuam no Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público do Tocantins (MPE-TO), Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Secretarias de Saúde de Palmas e Barrolândia (SEMUS).

De acordo com a coordenadora do SAVIS do HMDR, Sâmia Chabo, “por ser um tema de relevância pública e de suma importância, orientamos que todos os servidores que atuam em unidades hospitalares façam, pois aborda a especificidade e complexidade de um tema super importante para todos os serviços de saúde existentes no SUS. E durante esses três dias iremos orientar, sensibilizar e proteger mais ainda esse trabalho tão complexo e necessário”.

No ano de 2022, a equipe do SAVIS atendeu cerca de nove crianças, na faixa etária de 0 a 9 anos e 235 na faixa etária de 10 a 19 anos. “O número de atendimentos que realizamos nos últimos tempos, mostra a importância que esse trabalho possui para o Tocantins e por isso, pedimos aos participantes que venham de coração aberto e dispostos a ouvir e acolher o próximo independente de cor, raça, sexo e orientação sexual. Serão dias enriquecedores”, acrescentou a coordenadora do SAVIS do HMDR, Sâmia Chabo.

Programação

Nos três dias de evento, os participantes receberão conhecimento sobre protocolos de atendimento e atuação da área jurídica  no apoio às vitimas de violência sexual. 

Confira abaixo, um pouco do que está previsto em cada data:

  • 16/08 – Abertura Oficial e explicação sobre o protocolo de atendimento e encaminhamento para o SAVIS; tipos de violência sexual e atendimento ao público LGBTQIA+.
  • 17/08 – Apresentação do NUAVE/HGP; atuação da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher em Situação de Violência Sexual; Atuação do Conselho Tutelar; Aspectos Éticos e Jurídicos do Aborto Previsto em Lei.
  • 18/08 – Atuação da Defensoria Pública e Ministério Público diante das violências sexuais; Estatísticas do SAVIS e aula prática com apresentação dos grupos.