Os usuários do transporte coletivo de Palmas já podem solicitar os novos cartões de recarga na sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), localizada na Avenida Teotônio Segurado. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A partir da próxima segunda-feira, 5 de maio, a solicitação também poderá ser feita nas unidades do Resolve Palmas dos bairros JK e Taquaralto, no mesmo horário.
Como solicitar o novo cartão
Para emitir o cartão, o procedimento é simples: basta apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de endereço. No caso dos estudantes, também é necessário levar uma cópia da declaração de matrícula escolar. Já para os trabalhadores, as empresas fornecedoras de vale-transporte foram orientadas a realizar o cadastro de forma on-line, garantindo a migração para o novo sistema sem prejuízo aos colaboradores.
A entrega do cartão é imediata e os créditos disponíveis na carteirinha antiga são transferidos automaticamente para o novo modelo durante o cadastro.
A estudante Cauane Lima dos Santos, de 20 anos, foi uma das primeiras a realizar o procedimento. “Apresentei o comprovante de endereço e a identidade, e foi super rápido. Eu já tinha crédito, e ele foi transferido para o novo cartão”, contou. Ela também compartilhou a expectativa com a chegada da nova frota. “Vai ser um alívio pra gente”, completou.
Nova frota 100% zero-quilômetro
A substituição dos cartões acompanha a renovação completa do sistema de transporte público da capital. Palmas será a única capital do Brasil a operar com uma frota 100% zero-quilômetro. Durante a fase de transição, até 11 de maio, o transporte público segue com tarifa gratuita. A partir de 12 de maio, o valor da passagem será de R$4,85.
A nova frota é composta por 154 ônibus novos, dos quais 14 ficarão como reserva técnica para substituição e manutenção. Além disso, 10 novas vans adaptadas também integram o sistema. Todos os veículos contam com rampa de acessibilidade, Wi-Fi, câmeras de segurança e tomadas USB para carregamento de celulares.
Informações: Prefeitura de Palmas