Palmas retomou nesta terça-feira (12) as atividades do Resolve Palmas no Capim Dourado Shopping, agora com a inclusão de serviços do Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e declaração de antecedentes criminais. A reabertura foi oficializada durante cerimônia que contou com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos, do secretário de Segurança Pública, Bruno Azevedo, e demais autoridades.
O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Na primeira semana, o serviço funcionará com distribuição de senhas e, posteriormente, por agendamento, seguindo o modelo adotado na unidade do Palmas Shopping. A primeira via da CIN é gratuita, e a declaração de antecedentes criminais também passou a ser emitida sem custo no Tocantins, após sanção de nova lei.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância da descentralização e modernização dos serviços. “Agora, o Resolve Palmas retorna com estrutura adequada e com incrementos importantes, como a inclusão do sistema de identificação, que vai facilitar o acesso à nova Carteira de Identidade Nacional e atrair mais usuários”, disse Eduardo Siqueira Campos.
O secretário de Segurança Pública ressaltou que a nova CIN substituirá gradualmente o documento antigo, terá validade de dez anos e será emitida para toda a população, incluindo crianças. “A partir dela, será possível obter outros documentos, o que beneficia diretamente o cidadão”, afirmou Bruno Azevedo.
Além dos serviços do Instituto de Identificação, o Resolve Palmas mantém atendimentos de secretarias como Finanças, Desenvolvimento Urbano e Trânsito, entre outros.
Informações: João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins