Conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado do Tocantins conta com 69 pastores, 95 “irmãos” e mais quatro padres como candidatos nas eleições de 2024. Ao todo, foram registrados 6.441 nomes para o Legislativo Municipal, além de 325 candidatos a prefeito e vice-prefeitos nos 139 municípios.
O Jornal Primeira Página filtrou entre todos os candidatos do Tocantins aqueles que declaram como profissão “sacerdote ou membro de ordem ou seita religiosa”, ou que incluíram o termo “pastor”, “irmão”, “irmã” e “padre” como nome oficial de candidatura.
Partidos que mais receberam candidaturas de padres e pastores
Entre os pastores (homens e mulheres) e padres candidatos no Tocantins, o Republicanos se destaca como o partido mais escolhido, com 16 candidaturas. Em seguida, o Progressistas aparece com 13 candidaturas, e o União Brasil com 10, completando os três primeiros lugares.
Partidos que acolheram os “irmãos”
Por outro lado, os “irmãos” (homens e mulheres) que se candidataram em todo o estado do Tocantins mostraram preferência pelo União Brasil, que recebeu 19 candidaturas, seguido pelo Republicanos, com 17. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 8 candidaturas, e o Progressistas, com 7, também se destacam entre os partidos escolhidos por esses candidatos.
Candidatos que são pastores e padres no Tocantins
No que tange aos cargos pleiteados, a maioria dos pastores (homens e mulheres) concorre ao cargo de vereador, com 64 candidaturas. Quanto aos padres, somente dois concorrem também ao Legislativo Municipal. Outros cargos, como vice-prefeito (4 candidaturas) e prefeito (3 candidaturas), também são pleiteados, conforme abaixo.
- Nazaré: Padre Josimar (Republicanos)
- Pium: Padre Fernando (PP)
- Muricilândia: Cainã Guimarães (União)
Cainã Guimarães não usou o termo “pastor” de forma oficial em sua candidatura, mas o Jornal Primeira Página apurou que ele é pastor no município de Muricilândia.
Candidatos que são “irmãos” no Tocantins
Da mesma forma, os “irmãos” (homens e mulheres) concentram suas ambições principalmente nas câmaras municipais, com 90 candidaturas para vereador. Apenas 3 “irmãos” concorrem ao cargo de vice-prefeito e 2 ao de prefeito, conforme abaixo.
- Santa Terezinha do Tocantins: Irmão Doda (Republicanos)
- Dois Irmãos do Tocantins: Irmão Geciran (UNIÃO)
Cidades com maior número de candidatos envolvidos com religião
Entre as cidades tocantinenses, Palmas lidera como a cidade com o maior número de candidatos entre pastores, padres e “irmãos”, totalizando nove postulantes. Porto Nacional vem logo em seguida, com oito candidatos, seguida por Tocantinópolis e Santa Fé do Araguaia, cada uma com seis candidatos. Muricilândia fecha o grupo das cinco cidades com mais candidaturas religiosas, somando cinco postulantes.