Proposta por Joatan de Jesus, Semana de Conscientização, Prevenção e Combate a Prática de Queimadas Urbanas entra em vigor em Palmas

Entrou em vigor em Palmas a Semana Municipal de conscientização, prevenção e combate a prática de queimadas urbanas. A iniciativa é do vereador Joatan de Jesus, que criou a legislação que beneficia e cria mecanismos de proteção ao meio ambiente.

A semana é realizada todos anos e sempre no período de estiagem. É mais uma oportunidade para disseminar conhecimento através de palestras e seminários para a população.

“Nós buscamos criar condições para a adoção de ações mais efetivas no combate a esse mal tão grande, que se manifesta todos os anos. A sociedade clama por medidas concretas e efetivas para combater as queimadas, e é nossa obrigação, enquanto representantes da população, compelir a Administração Pública e a quem compete que sejam adotadas as providências”, pontou.

Joatan também destacou que a legislação, aprovada em 2021 é mais uma ferramenta para punir quem desobedece a proibição de provocar queimadas.

“Nosso objetivo é instituir normas que intentam impedir, dificultar e autuar aquelas pessoas desavisadas que ano após ano continuam realizando queimadas no perímetro urbano e rural da cidade. Queremos diminuir as dificuldades das ações de fiscalização e coerção aos infratores, e, principalmente, maior empenho na educação e conscientização das pessoas”, disse.

Para o vereador, uma lei dessa natureza influencia na melhoria e na prevenção da  saúde de toda a população palmense. “Os gastos com o combate aos incêndios, a recuperação das áreas devastadas e os recursos despendidos com o tratamento dos pacientes nunca são contabilizados. Aliás, é bom ressaltar que os tratamentos de saúde sempre são caros e, por vezes, não resultam em recuperação completa dos pacientes, que podem desenvolver condição de doenças crônicas e precisarão de cuidados médicos cada vez mais sofisticados e caros”, alertou.