O Governo do Tocantins realizou nesta segunda-feira (26), no município de Tupirama, uma nova etapa do projeto Vida de Mulher – Semente de Cuidado e Transformação, com a oferta de 330 atendimentos gratuitos voltados à saúde, orientação profissional, assistência social e fortalecimento da autonomia feminina.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e integra a estratégia de interiorização das políticas públicas para mulheres. A iniciativa ocorre em parceria com a Universidade Federal do Tocantins e com o Instituto de Atenção às Cidades (IAC/UFT), reunindo atendimentos diretos à população ao longo de todo o dia.
Durante a programação em Tupirama, foram disponibilizados serviços médicos, ginecológicos, nutricionais e psicológicos, além de orientações odontológicas e jurídicas. Também houve palestras sobre enfrentamento à violência contra a mulher e empreendedorismo feminino, atividades físicas, cursos de maquiagem e panificação, serviços de beleza, emissão de carteira de trabalho digital e orientações para obtenção da Carteira Nacional do Artesão.
Segundo o balanço da Secretaria de Estado da Mulher, 113 mulheres participaram das palestras educativas. A ação também contabilizou 64 atendimentos na área de beleza, 25 participações no curso de maquiagem, 19 no curso de panificação, 21 atendimentos nutricionais, 14 ginecológicos, 10 odontológicos, 9 psicológicos, 10 jurídicos, além de 18 cortes de cabelo, 9 emissões de carteira de trabalho digital e 18 orientações para a Carteira Nacional do Artesão.
Para a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, a iniciativa amplia o alcance das políticas públicas voltadas às mulheres no interior do estado.
“O Vida de Mulher fortalece a atuação da Secretaria nos municípios, levando informação, acolhimento e serviços que impactam diretamente a vida das mulheres. Essa presença mais próxima contribui para ampliar o acesso a direitos e fortalecer a rede de apoio em todas as regiões do Tocantins“, afirmou.
A caravana do projeto segue nesta terça-feira (27) para Itacajá. Na quarta-feira (28), as atividades serão realizadas em Palmeirante, e, na quinta-feira (29), em Brasilândia, dando continuidade ao cronograma de atendimentos nos municípios tocantinenses.
Informações: Lorena Lira/Governo do Tocantins