O Governo do Tocantins abre, na próxima terça-feira (12), às 9h, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, a edição 2025 do projeto Por Todas as Marias. O evento contará com a presença da atriz e ativista Luiza Brunet, que ministrará palestra sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.
Coordenada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps) e realizada em parceria com órgãos e instituições estaduais, a iniciativa busca mobilizar a sociedade para a mudança de comportamentos e mentalidades por meio de ações educativas.
A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, afirmou que a presença de Brunet reforça a mensagem do projeto. “É uma honra para o Governo do Tocantins abrir o Por Todas as Marias deste ano com a presença de Luiza Brunet, uma mulher que é símbolo de resistência, coragem e transformação”, disse.
Brunet destacou que sua participação é parte do compromisso de levar informação e esperança a vítimas de violência. “Quando rompi o silêncio, entendi que a minha história poderia dar voz a tantas outras mulheres que ainda vivem com medo (…). É com informação, educação e coragem que a gente começa a quebrar o ciclo da violência”, declarou.
Ações e alcance do projeto
Criado em 2024, o Por Todas as Marias inclui palestras, blitz educativas e formações para profissionais da educação. Em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), foi desenvolvido um curso on-line de 20 horas, disponível na Plataforma Moodle, que já recebeu mais de 500 inscrições.
Em 2024, a ação alcançou mais de mil estudantes por meio de visitas a escolas e municípios. Para este ano, estão previstas atividades em Natividade, Dianópolis, Cristalândia e Palmas, com o objetivo de incentivar denúncias, identificar sinais de abuso e promover o respeito às mulheres desde a infância.
Informações: Camila Mitye/Governo do Tocantins