Projeto Ocris seleciona músicos para participar de oficina de criatividade sonora

O projeto Ocris está selecionando músicos e pesquisadores da Capital para uma Oficina de Criatividade Sonora com o diretor artístico Heitor Martins Oliveira. Os interessados em participar do processo seletivo terão até a próxima sexta-feira, 10, para se inscreverem gratuitamente, por meio do link bit.ly/ocris2024lpg.

Os encontros, presenciais e online, com carga horária de aproximadamente 5 horas, ocorrerão no Laboratório de Música e Sonoplastia da UFT – Campus Palmas, entre os dias 15 e 30 deste mês. Os músicos selecionados receberão auxílio no valor de R$ 1.440,00 de subsídio.

Etapas

Além da primeira fase, que é das oficinas, o projeto contará com mais duas etapas. A segunda, prevista entre os meses de junho e agosto, será a imersão dos músicos selecionados.

Nesta etapa, os músicos participarão de intercâmbios com grupos musicais do Tocantins, nas cidades de Palmas, Porto Nacional e Miracema, sob a condução do diretor artístico do projeto. Durante essas vivências, além da troca de saberes, serão realizadas gravações de experimentações sonoras, um dos grupos convidados é o Vereda de Taquaruçu.

A última etapa do projeto, em setembro, será a disponibilização de um podcast com as composições criadas durante as vivências de pesquisa e gravação dos resultados da Oficina de Criatividade Sonora.

Stella Antunes, produtora executiva do projeto, pontua que o objetivo desta oficina é realizar o intercâmbio de saberes em práticas sonoras musicais, tendo como resultado o registro de uma criação coletiva. “Além do mais, essas aulas destacam as práticas de criação sonora e musical como forma de enriquecer a cultura do nosso Estado”, completa.

Projeto

O projeto é um desdobramento e continuidade de ações de extensão universitária desenvolvidas em Palmas-TO desde 2018, sob coordenação do pesquisador e músico Heitor Martins Oliveira. Desde então, a Oficina de Criatividade Sonora se consolida como espaço de participação cultural em práticas e diálogos em criação sonora e musical colaborativa. A ação gerou diversos resultados, como apresentações artísticas, podcast de experimentos sonoros, mini recitais didáticos, trilhas sonoras de peças de teatro e curta-metragem.

O diretor artístico Heitor Martins Oliveira pontua que a oficina terá a transcrição de composições em braile, fator que ele julga fundamental para a inclusão no projeto. “Vimos isso de forma bastante positiva, uma vez que, ela oportuniza vivências para a co-criação autoral, promovendo um intercâmbio entre músicos locais, ambientando novos espaços de troca de saberes artísticos. Além disso, a iniciativa tem caráter inovador, porque por meio da arte, ela causa importantes impactos culturais e educacionais para a sociedade”, finaliza.

A Oficina de Criatividade Sonora é patrocínio do Edital 19 LPG Artes Tocantins – 2023. A proposta do projeto é fomentar um núcleo de experimentações criativas e estabelecer intercâmbio entre espaços de formação e prática musical. “Por meio de uma série de ações conectadas, o projeto irá explorar possibilidades da criação musical e sonora em seus aspectos conceituais e práticos e concretizar propostas criativas individuais e coletivas em trocas de experiências, vivências, partituras e gravações”, completa Stella.