Projeto Mãos que Criam leva atendimento estético a estudantes da Apae em Palmas

Cerca de 55 estudantes da Apae de Palmas participaram, na manhã desta segunda-feira (25), de um Dia de Beleza promovido pelo Governo do Tocantins em apoio à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2025. A iniciativa foi realizada pelo projeto Mãos que Criam, em parceria entre a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps) e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

Ação e impacto

Durante a atividade, os alunos receberam corte de cabelo, escova, penteados, tranças, maquiagem e design de sobrancelhas. Segundo a coordenadora do projeto, Ruth Brunes, “são pessoas que passam por barreiras diárias e o Dia da Beleza transformou a vida delas nesse dia”.

A presidente da Apae de Palmas, Vilma Maria Gomes da Silva, ressaltou a importância da iniciativa.

“A ação fortalece a semana de comemoração da Apae, além de dar visibilidade para essas pessoas que lidam com muitos impedimentos na vida diária. Elas não costumam frequentar salão de beleza e não dá para dimensionar a importância dessa atitude de cuidado para elas”, afirmou.

Declarações de autoridades

A primeira-dama e titular da Seps, Karynne Sotero, destacou que o objetivo do projeto vai além da aparência. “O Mãos que Criam nasceu para transformar vidas e hoje vemos a beleza indo muito além da aparência. É sobre autoestima, dignidade e o reconhecimento de que todos merecem ser cuidados e valorizados”, disse.

Já a secretária da Setas, Valderez Castelo Branco, afirmou que “atender o público da Apae enaltece o projeto Mãos que Criam, que já traz no nome o motivo de sua existência, que é transformar com as mãos, incluindo socialmente as pessoas que necessitam do cuidado do Governo do Tocantins”.

O projeto

O Mãos que Criam integra a Rede Cuidar, coordenada pela Seps, que reúne ações sociais voltadas à proteção social, geração de renda, fortalecimento de vínculos comunitários e valorização de grupos vulneráveis.

Um dos diferenciais do projeto é a parceria com a Agência de Fomento do Tocantins, que oferece linhas de crédito específicas para alunos que concluírem os cursos, incentivando a geração de renda e o empreendedorismo, especialmente entre mulheres.

Informações: Eliane Tenório/ Governo do Tocantins