A Vereadora Laudecy Coimbra, professora de carreira, apresentou nesta terça-feira, 02, um Projeto e Lei – PL que prevê a criação do “Programa Municipal de Saúde Vocal” voltado aos professores da Rede Municipal de Ensino de Palmas, com o objetivo de se trabalhar a prevenção de disfonias, com assistência preventiva, na rede pública de saúde, tendo a realização de no mínimo um curso teórico-prático anual, objetivando orientar os professores sobre o uso adequado da voz profissionalmente. Conforme o documento, “o programa terá caráter fundamentalmente preventivo, porém assegurará também ao professor com disfonia acesso gratuito a tratamento fonoaudiológico e médico, ficando o Poder Executivo com a função de formular diretrizes para viabilizar a plena execução do Programa.
O PL busca a estruturação de uma linha de cuidados integrais e integrados no manejo das principais causas da deficiência vocal dos professores, com vistas a minimizar o dano vocal destes profissionais. A atividade do magistério requer uso constante e adequado da voz e, o que insere o profissional em situações de risco, precisando de constante orientação preventiva e de atendimento. As disfonias (distúrbios da voz) são apontadas pelos especialistas como um dos principais problemas diagnosticados em Professores. São causadas por alterações na produção da voz e são responsáveis pelo afastamento e/ou aposentadoria precoce de 2% dos 25.000 professores brasileiros.
Laudecy relatou que professores buscam diariamente por tratamento para a voz. “Então é um projeto que considero muito importante, esse cuidado com a voz dos nosso professores e aproveito que esse é o mês do cuidado com a voz, para que a Prefeitura de Palmas possa instituir essa política de cuidado com a voz dos professores da rede municipal de Palmas”, ressaltou.