O projeto “Ciência na escola, saúde na comunidade: o protagonismo estudantil frente às arboviroses em uma cidade da Amazônia Legal”, desenvolvido por professores e alunos do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, foi premiado na categoria relevância social durante a X Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), realizada em Joinville (SC). O resultado foi divulgado na noite desta quinta-feira (11).
Além do prêmio já conquistado, a equipe do Tocantins ainda concorre em três categorias: melhores da região Norte, melhor professor orientador e melhor pesquisa em área de educação e saúde, cujos resultados devem ser anunciados nesta sexta-feira (12). A viagem da delegação foi custeada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).
Participaram da feira a professora de Biologia Juliana Girardello Kern, a coorientadora Eliana Neves, o assessor de Currículo da Seduc, Leandro Costa Fernandes, e os estudantes Emanuel de Oliveira Barros e Geovana Oliveira Corado. O evento começou no último dia 8 e contou com oficinas, palestras, exposições e troca de experiências entre estudantes e professores de diversos estados.
Segundo o professor Leandro, “a participação dos estudantes na feira científica vai muito além da exposição de trabalhos, é uma experiência transformadora que estimula o protagonismo, a criatividade e o trabalho em equipe”. Para a professora Juliana, “a experiência tem sido fantástica, aqui nossos estudantes estão tendo contato com outros alunos que gostam de fazer ciência (…). Estou feliz porque é a primeira vez que eles participam de feira de ciências e já receberam premiação”.
O projeto, iniciado em fevereiro, surgiu diante do aumento de casos de arboviroses em Palmas. Os alunos produziram materiais educativos e realizaram apresentações sobre formas de prevenção da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, como parte de um trabalho de extensão vinculado ao mestrado dos professores na Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Informações: Seduc/Governo do Tocantins