Programa Vem Enem prepara alunos palmenses para maratona de provas

Os últimos dias têm sido de muito aprendizado para os alunos do Programa Vem Enem, que estão se preparando para enfrentar a maratona de vestibular que se intensifica com as proximidades do fim de ano. O programa desenvolvido pela Prefeitura de Palmas, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), é gratuito e visa facilitar o acesso de adolescentes e jovens às graduações em instituições de ensino superior, com o ensinamento de conteúdos que priorizam os assuntos e temáticas mais cobradas nas provas de vestibulares. 

O estudante Rafael Cardoso Sobrinho, 19 anos, está firme no processo de preparação e planeja buscar uma vaga no concorrido curso de medicina. Ele destacou que a metodologia de ensino do programa tem contribuído no seu desenvolvimento e aprendizado. “Graças aos professores que são excepcionais, muitos conteúdos, principalmente, das áreas da ciência da natureza como física, biologia e química, que eu tive bastante dificuldade, hoje consigo desenvolver melhor”, disse. 

Conforme a Fundação Municipal da Juventude (FJP), as aulas do programa acontecem presencialmente nos períodos da manhã, tarde e noite, e de forma on-line, nas unidades do Centro de Atividades do Sesc Tocantins, na região norte e no Tênis Sesc da região sul da Capital, com a disponibilização de material didático, espaço físico, recursos humanos e pedagógicos. Os estudantes passam rotineiramente por atividades de revisão, simulados, correções de redação e palestras de incentivo, para chegarem no dia da prova confiante e entregarem o seu melhor. 

Já a estudante Ana Carolina Cardoso da Silva, destacou que a rotina de estudo, que acontece praticamente todos os dias da semana, também gera ansiedade com a chegada do período das provas. Ela disse que após conclusão do ensino médio percebeu no programa uma oportunidade de continuar os estudos, para tentar uma vaga no ensino superior.  

O professor Paulo Eduardo Monteiro, que leciona a disciplina de história para os alunos, falou da importância do cursinho ser popularizado e não ser privilégio de uma pequena parcela da sociedade. Ele destacou que fica realizado ao ver a sala cheia de estudantes, além de poder, auxiliar na construção do conhecimento, para com aqueles que realmente queiram estudar e buscar uma oportunidade na graduação. 

Vem Enem

O programa é destinado a adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos matriculados ou egressos da rede pública de ensino, que estejam ou que concluíram o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa de estudos integral.