Programa “TÔ no Enem” inicia preparação dos estudantes

Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as aulas do programa TO no Enem, edição 2023, iniciaram neste sábado, 26, nas 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs). Em Palmas, o primeiro aulão ocorreu no período matutino, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, com a participação de centenas de estudantes das unidades de ensino da regional. 

O público-alvo do programa são os alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) 3º segmento e estudantes que concluíram o Ensino Médio. O programa visa oportunizar acesso a aulas preparatórias para o Enem e vestibulares, além de disponibilizar apostilas de apoio. 

O TO no Enem é acessível para todos os estudantes que tiverem interesse. Na rede estadual de ensino, mais de 20 mil alunos estão matriculados na última série do Ensino Médio.

A primeira aula da SRE de Palmas abordou os conteúdos de Língua Portuguesa, com o professor Francisco Sebastião, e de Matemática, com o professor Rawlinson dos Santos. Na oportunidade, também foi ministrada a palestra “Dos sonhos à realidade”, com o psicólogo José Fernandes.

A superintendente Regional de Palmas, Maristélia Alves Santos, ressaltou que o objetivo é dar oportunidade e acesso ao melhor material de estudo a todos os alunos da rede estadual de ensino para que sejam aprovados no Enem e nos vestibulares que se inscreverem. “O TO no Enem é uma oportunidade que os nossos estudantes da rede estadual têm para melhorar o seu desempenho na prova do Enem. Além das aulas que eles têm nas escolas, vem um reforço, com professores que sabem fazer um aulão diferenciado, dando dicas e revisões de conteúdo. A gente quer intensificar isso para as cidades do interior. A regional de Palmas comporta nove municípios e a gente quer fazer com que os estudantes dessas cidades também tenham essa oportunidade de ter os aulões”.

Da Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, o estudante Victor Hugo Guimarães, 17 anos, disse que seu objetivo é passar no vestibular para o curso de Ciências da Computação. “É minha paixão e vejo nos aulões do TO no Enem uma oportunidade de adquirir mais conhecimento e algumas dicas específicas para o exame que podem passar despercebidas durante as aulas. Enfim, é um reforço bem-vindo que vou aproveitar muito”, completou.

Francisco Sebastião, que ministrou o conteúdo de Língua portuguesa neste sábado, frisou que o aulão é o momento de os alunos conhecerem a importância que é estar preparado para a redação do Enem que, assim como a vida, o texto do Enem é complexo e avalia o aluno de forma holística, de forma integral. “É por meio da redação do Enem que se analisa a capacidade do aluno respeitar os direitos humanos, de conviver com as diferenças, de interpretar um texto, seja escrito, não escrito, matemático ou em obra de arte e a Mundividência, a visão de mundo. O texto do Enem acolhe todas essas características e, a partir daí, o examinador entende se esse aluno está preparado para a vida, porque é a vida que exige essas habilidades da gente. Então, a partir de hoje, a gente vai começar a trabalhar esses detalhes para que o aluno tire dez na redação e aproveite toda essa vida que vem pela frente”, completou o professor. 

Como participar?

O estudante deverá procurar a coordenação de sua unidade de ensino e fazer sua inscrição via formulário disponibilizado pela Superintendência Regional de Educação a que sua escola está jurisdicionada.  As aulas acontecerão aos sábados, garantindo que as atividades regulares das escolas sejam realizadas normalmente.

Todas as unidades de ensino receberão suporte para a realização das atividades referente ao Enem e aos vestibulares. 

No processo de execução do TO No Enem, também serão aplicados simulados das provas do Enem e de vestibulares, que ajudarão na preparação dos estudantes.

Enem

Neste ano, as provas do Enem serão nos dias 5 e 12 de novembro. As notas do exame podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).