Formação reúne cerca de 1.100 gestores escolares; evento vai até o próximo dia 23.
Com o intuito de fortalecer o papel da liderança escolar e capacitar os gestores em práticas de inovação e gestão educacional no território tocantinense, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deu início a mais uma edição do Seminário PROFE Líderes. O evento, que é uma ação do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), teve início nesta terça-feira, 21, e segue até a próxima quinta-feira, 23.
A programação do evento, que tem parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), conta com palestras, debates e painéis que abordam temáticas relevantes para a educação, como liderança transformadora, o uso de dados como ferramenta estratégica para a gestão, estratégias para melhorar os indicadores de aprendizagem, impactos das políticas educacionais na formação dos estudantes, valorização profissional e os desafios trazidos pelas tecnologias educacionais.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, apresentou durante o evento um painel sobre liderança na gestão escolar, e enfatizou o impacto da liderança do diretor na implementação eficaz de uma gestão democrática. “Um líder tem o papel de inspirar pessoas, nós não nascemos sabendo como exercer esse papel, mas para isso temos mentoria, temos condições de avançar. O líder tem que ser verdadeiro, coeso, tem que ter o equilíbrio suficiente para escutar críticas e apontar caminhos possíveis”, explicou.
O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, reforça o compromisso do Governo do Tocantins em entregar uma educação de excelência. “Esse é um ano muito especial, nossa meta é sempre superar o ano anterior, e nos organizamos para que 2025 seja o ano mais extraordinário da história da educação. Criamos um planejamento em que nós vamos conseguir ofertar uma educação com muito mais qualidade. Além da valorização do servidor, nós também estamos investindo muito no pedagógico”, pontuou.
A superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional da Seduc, Anice Moura, explica que o PROFE Líderes tem o objetivo promover o acolhimento e a aproximação com a equipe gestora das unidades educacionais e das Superintendências Regionais de Educação (SRE). “A proposta é fortalecer o papel dos líderes, incentivando o engajamento deles com suas equipes nas unidades educacionais e alinhando as metas definidas pela Seduc para toda a rede. Isso é feito por meio de acolhimento, engajamento e da disponibilização de ferramentas que permitirão a cada escola desempenhar seu papel de forma eficiente, contribuindo para a construção de uma educação transformadora”, afirma.
Fortalecimento da liderança escolar
O diretor do Colégio Estadual Adelaide Francisco Soares, do município de Jaú do Tocantins, Alex de Souza Santos, passou pelo processo seletivo de diretores escolares em 2024 e revela que essa capacitação vai lhe ajudar agora que está tendo a primeira experiência com a direção da escola. “A contribuição é que a gente possa sair daqui repleto de conhecimento, levando para a nossa região e para a nossa escola informações pertinentes para melhorar sempre o processo de ensino-aprendizagem”, disse.
Para o diretor da Escola Estadual Augustinópolis, Francisco Espíndola, a formação vai contribuir muito no seu primeiro ano como gestor. “A formação já no início do ano é muito importante e essencial para que a gente consiga planejar e desenvolver o trabalho da melhor forma possível e se sinta acolhido e fortalecido no desempenho dessa função”, ressaltou.
A diretora Eunice Porto, da Escola Estadual Welder Maria De Abreu Sales, de Araguaína, afirma que esse é um momento muito especial para os líderes das escolas. “Temos que reconhecer que somos aprendizes a cada dia e estamos aqui com expectativas de levarmos um pouco mais em nossa bagagem para a nossa comunidade escolar e para o nosso município. Eu tenho visto que o Governo do Tocantins, junto com a Seduc, tem investido bastante no nosso fazer pedagógico junto às escolas e tem sido de suma importância para o crescimento da equipe escolar”, reforçou.
O coordenador pedagógico da Escola Estadual Indígena Waīkarnãse, de Tocantínia, Silvino Xerente, observou que a valorização e o cuidado com os servidores é o diferencial da atual gestão. “Essa formação continuada mostra como o Governo do Tocantins se importa com a valorização dos profissionais, que são os professores, os gestores. É um prazer participar desse evento, aumentar o nosso conhecimento e poder levar para os nossos professores o que a gente aprendeu”, comentou.
Participando pela primeira vez do seminário, a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Marechal Rondon, de Araguaína, Adriana Marcia Pazoto, expressou que, como profissional da educação há 33 anos, sempre está em busca de mais conhecimentos. “Esses três dias de formação que estamos aqui em Palmas, serão três dias que vão somar na minha vida profissional e na vida dos alunos. Acredito que o PROFE Líderes veio realmente para valorizar tanto o professor quanto as escolas e, principalmente, o ensino no Estado do Tocantins”, frisou.
Programação
Quarta-feira, 22
08h às 9h30 – Painel: Melhoria dos indicadores de aprendizagem: quais ferramentas temos disponíveis? (Gabriela Fernanda do Carmo, Fabrícia Neli Johann Martins, lane Dias de Oliveira e Francys Paula Diniz)
9h30 às 12h – Painel: Gestão, Indicadores, Monitoramento dos processos de aprendizagem: o uso de dados como norteador do trabalho da equipe gestora, desde a coleta ao impacto dos resultados. (Glauce Gonçalves da Silva Gomes, Emerson Azevedo Soares e Leandro de Souza Vieira)
13h às 16h50 – Painel: Políticas Educacionais e o Impacto na Aprendizagem: Desafios e Oportunidades na Gestão Escolar. (Karoline de Oliveira Rebouças, Rosangela Ribeiro de Souza Leitão, Dra. Eugislane Kawalá Moreira Lima Karajá, Nádia Flausino Vieira Borges, João Fellipe Borges Bento e Leandro de Souza Vieira)
17h às 18h – Painel: Gestão e valorização profissional, fortalecendo laços com a gestão escolar. (Tatiane Dias Medeiros e Flávio Alexandre Mendes Barros)
Quinta-feira, 23
08h às 9h30 – Painel: Educação Conectada: Desafios e Oportunidades com as Tecnologias Educacionais disponíveis na rede. (Anice de Souza Moura)
9h30 às 12h – Painel: Dimensão Jurídica na realidade da escola: Atos Regulatórios, Escrituração e atividades pedagógicas. (Luciene Siqueira Freitas e Josiel Gomes dos Santos)
13h às 17h – Painel: O que fazer? Construindo Conhecimento, traçando metas, colhendo resultados – SEDUC/UNITINS (Acellere)
17h às 18h – Painel: Protagonismo e Inteligência Emocional para a alta performance. (Capitão Jack Espera)