Dez jovens selecionados serão os primeiros a participarem de um intercâmbio cultural pelo programa Jovem Trabalhador.
A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, homenageou os dez jovens selecionados por meio do Programa Jovem Trabalhador do Tocantins, que irão representar o Tocantins em um intercâmbio cultural na Espanha, dos dias 15 a 22 de março de 2025. O evento Partiu Barcelona ocorreu na tarde desta quarta-feira, 11, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, com a presença de diversos jovens que fazem parte do programa Jovem Aprendiz e autoridades estaduais.
Idealizadora da cerimônia e madrinha do programa Jovem Trabalhador do Tocantins, a primeira-dama Karynne Sotero destacou a relevância do projeto, que atualmente beneficia cerca de 3 mil jovens em todo o estado. “Hoje celebramos um marco importante na vida desses jovens, que representam a força e o talento da nossa juventude. Este intercâmbio é um dos muitos benefícios do Programa Jovem Trabalhador do Tocantins, o maior programa de aprendizagem do Norte do Brasil, que já impactou a vida de mais de 3 mil jovens e suas famílias. O Governo do Tocantins tem um compromisso com o futuro, investindo em iniciativas que ampliam horizontes e abrem portas para novas oportunidades. Que essa experiência em Barcelona seja apenas o começo de uma trajetória de sucesso e realização para cada um deles. Estamos muito orgulhosos”, destacou a primeira-dama.
A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Cleizenir dos Santos, ressaltou que com o intercâmbio cultural Partiu Barcelona, o Governo do Tocantins reforça seu compromisso com a formação cidadã e a valorização dos jovens. “Parabenizo a iniciativa do nosso Governador por acolher esse programa, que é tão importante na vida dos nossos jovens, juntamente com a primeira-dama Karynne que tem feito um trabalho extraordinário. E principalmente todos os jovens selecionados pelo programa, com o Partiu Barcelona, o Governo do Tocantins reforça seu compromisso com a formação cidadã e a valorização dos jovens, celebrando um marco que promete transformar não apenas os selecionados, mas inspirar novos jovens”, disse Cleizenir dos Santos.
Jovem Trabalhador
O Programa Jovem Trabalhador é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a Demá Jovem by Renapsi, reconhecido como o maior programa de primeiro emprego da região Norte do Brasil. Desde sua criação, já beneficiou mais de 3 mil adolescentes e jovens, com idades entre 16 e 21 anos, nos 139 municípios tocantinenses.
Os jovens selecionados para representar o Tocantins no intercâmbio cultural foram: Adriana Reges Barbosa, de Arraias; Adriel Rodrigues dos Santos, de Monte Santo do Tocantins; Ana Carolina Prudêncio Almeida, de Nova Rosalândia; Andressa Barreira Lima de Araújo, de Centenário; Joane dos Santos Silva, de Filadélfia; Kalívia Alves de Oliveira de Darcinópolis; Larissa Nascimento da Silva, de Lajeado; Leiliane Cavalcante de Albuquerque, de Novo Jardim; Thays Henrique Silveira, de Gurupi e Verônica Eduarda Rezende de Paula, de Tupiratins.
A jovem Ana Carolina Almeida expressou que esse é um momento único em sua vida, ter a oportunidade de conhecer outro país e vivenciar outras culturas. “Eu estou muito feliz, nem acreditei quando recebi a notícia, eu que vim lá de Nova Rosalândia agora vou ter a oportunidade de ir para Barcelona. Acho que assim como eu os meus colegas também estão em estado de choque e ansiosos para esse intercâmbio. Somos muito gratos pelo Governo do Tocantins e pelo Programa Jovem Trabalhador por nos proporcionar esse momento único em nossas vidas”, enfatizou.
Emocionada, a dona Glória dos Santos, mãe do jovem Adriel Rodrigues, um dos selecionados, contou que a família recebeu a notícia com muita alegria, pois ver o filho desfrutar de uma oportunidade como essa não era algo imaginado por eles. “Ficamos muito felizes em ver que nosso filho foi destaque entre vários jovens, sendo selecionado para esse intercâmbio. O Adriel sempre foi um menino estudioso, focado e trabalhador, essa conquista é mérito total do esforço diário dele”, ressaltou a mãe do jovem.
Intercâmbio Cultural
Promovido pelo Jovem Trabalhador, em parceria com a Demá Jovem by Renapsi, o intercâmbio cultural Partiu Barcelona tem como objetivo fomentar e valorizar os participantes do programa, oferecendo experiências únicas de aprendizado, convivência e troca de conhecimentos. O intercâmbio, que acontecerá entre 15 a 22 de Março de 2025, incluirá visitas culturais, atividades acadêmicas e momentos de integração.
A diretora Nacional de Operações da Demà, Aline Ferreira, destacou que o Partiu Barcelona é uma oportunidade de ampliar novos horizontes e proporcionar experiência única para os 10 jovens selecionados. “O Jovem Trabalhador é uma iniciativa do Governo exitosa que vem desenvolvendo jovens por meio da oportunidade formal de emprego, e agora com o Partiu Barcelona, um intercâmbio que proporcionará a dez jovens a experiência única, de adquirir experiências, conhecimentos. Essa conquista é fruto do esforço de cada um que foi contemplado por meio do edital. Esse resultado demonstra que ter disciplina, ter compromisso, ter esforço vale a pena no fim das contas. Que essa seja uma oportunidade para a gente ampliar novos horizontes”, declarou.
O processo seletivo para o intercâmbio ocorreu por meio de edital, e os resultados foram divulgados em 26 de setembro de 2024. Os jovens tiveram até o início de outubro para providenciar os documentos necessários para emissão de passaportes e outras preparações relativas à viagem. Para participar do intercâmbio, os jovens precisavam estar inscritos no Programa Jovem Trabalhador até 31 de março de 2024. A iniciativa se destaca por preparar a juventude tocantinense para os desafios do mercado de trabalho, promovendo inclusão e desenvolvimento em todo o estado.