Nesta segunda-feira, 23, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 12 celulares, 5 caixas de som, 329 acessórios para celular, 7 copos térmicos, 6 câmeras de segurança, 6 cartões de memória, 3 cases para caixa de som, 10 chaveiros e 56 unidades de cigarros eletrônicos transportados ilegalmente, em dois municípios tocantinenses.
As primeiras ocorrências foram registradas no km 160 da BR 153, em Araguaína/TO. Por volta das 10 horas, foi abordado um ônibus de transporte rodoviário Mbenz/Mpolo Paradiso de cor azul. Durante verificações no compartimento de bagagens, foi localizada uma caixa sem identificação desacompanhada de qualquer documentação, contendo 4 aparelhos celulares.
Ainda em Araguaína, por volta das 18 horas e 49 minutos, a PRF abordou o ônibus Scania/Comil Campione e, durante a fiscalização no bagageiro do veículo, a equipe policial encontrou várias caixas sem identificação e desacompanhadas de qualquer documento fiscal. As caixas continham 3 cases para caixa de som, 5 caixas de som, 5 carregadores por indução, 6 câmeras de segurança, 6 cartões de memória, 7 copos térmicos, 8 aparelhos celulares, 10 chaveiros, 16 fones de ouvido, 106 películas para celulares e 202 capas protetoras para smartphones.
Em Guaraí/TO, por volta das 21 horas e 30 minutos, durante procedimento de fiscalização no km 332 da BR 153, foi abordado um veículo Mbenz/Mpolo Paradiso. Ao realizar verificações no compartimento de bagagens, a equipe policial localizou uma caixa (despachada como encomenda), contendo 56 unidades de dispositivos eletrônicos para fumar – DEF. A comercialização e importação desses produtos no Brasil são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Diante dos fatos, foram constatadas, a princípio, as ocorrências de descaminho e contrabando. Toda a mercadoria apreendida foi encaminhada à Receita Federal na cidade de Palmas/TO, para demais deliberações fiscais e legais.