Imagens e vídeos feitos por moradores na tarde da última terça-feira, 25 de junho, em Paraíso do Tocantins, mostraram uma grande queima ocorrida no lixão a céu aberto no município. A prática, se confirmada, pode ser caracterizada como crime ambiental.
Segundo denúncia dos moradores, este tipo de ação tem sido comum na cidade, e adotada pela própria Prefeitura Municipal para dar fim aos resíduos depositado no lixão.
De acordo com a gerente de licenciamento do Naturatins, Denise Martins, apesar de estarmos no período da queima controlada como fator de produção e manejo das atividades agropastoris, os municípios não têm autorização para queimar o lixo produzido na cidade. “A prefeitura pode responder civil e criminalmente por este tipo de crime ambiental”, completou.
Por outro lado, o comandante do Comando de Ações e Defesa Civil Estadual, Coronel Alves, alerta que o fogo nesta época do ano é prejudicial, tendo em vista as altas temperaturas, vento muito forte e baixa umidade do ar que podem contribuir para um incêndio fora de controle. “Sempre existe este risco”, alertou.