A Prefeitura de Palmas conquistou nesta semana o selo diamante de transparência pública, com índice de 100% no Radar Nacional de Transparência Pública divulgado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Nas redes sociais, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) comemorou. “Palmas conquistou o selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública, a única capital com nota máxima. Atingir este patamar de eficiência no que diz respeito ao acesso à informação mostra o nosso compromisso com o cidadão”, afirmou.
Os resultados do Radar Nacional de Transparência Pública foram divulgados durante o seminário “Transparência em foco: controle e participação social” na segunda-feira (13). O Radar é uma ferramenta que visa promover a fiscalização e acompanhamento da evolução das ações de transparência nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em todo o país.
Clique aqui para acessar informações completas do Radar Nacional de Transparência Pública
Neste ano, o Radar avaliou mais de oito mil órgãos públicos em todo o país, abrangendo os três poderes. O índice médio de transparência do país ficou em 58%, considerado intermediário. No Executivo, foram avaliados 4.116 órgãos, com uma média de 59,7% de transparência. No Legislativo, 3.777 instituições foram avaliadas, alcançando uma média de 55,6%. Já no Judiciário, o índice de transparência atingiu 78,7%, referente às 27 entidades avaliadas.
A metodologia de avaliação dos portais inclui a verificação de pelo menos 200 itens em cada site. Das 1.303 organizações certificadas, 239 receberam o prestigioso Selo Diamante, enquanto 492 foram agraciadas com o Selo Ouro e 572 com o Selo Prata. As demais foram classificadas nos níveis elevado, intermediário, básico e inicial.