A Prefeitura de Palmas apresentou nesta quarta-feira (21) os estudos preliminares para a elaboração do projeto de requalificação da rotatória da BR-010, em Taquaralto, em frente ao Ginásio Ayrton Senna. A intervenção busca melhorar a mobilidade na região sul da capital, em um dos pontos de maior fluxo de veículos, que conecta as avenidas Tocantins e Goiás.
A proposta inicial de viabilidade foi apresentada pelas secretarias municipais de Infraestrutura e Habitação e de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, em reunião com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). Participaram do encontro os superintendentes Luiz Antônio Ehrel Garcia, do Dnit, e Max Souza, da Ageto.
Segundo os estudos, a solução indicada é o rebaixamento da pista da BR-010, permitindo que o tráfego rodoviário siga em nível inferior, enquanto o trânsito local passaria por cima, com acesso às vias marginais e aos setores da região sul. A proposta foi encaminhada para análise técnica da Ageto e do Dnit. Após essa etapa, a prefeitura deverá elaborar o projeto executivo da obra.
Durante a apresentação, o prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou a necessidade de atuação conjunta entre os entes públicos.
“Palmas só avança quando há união de esforços. Esse é um projeto estratégico para a Capital e só se torna possível graças à parceria sólida que estamos construindo com o Governo do Estado e com o Dnit. Paralelamente, já estamos executando a recuperação do asfalto na marginal leste da BR-010, corrigindo problemas históricos e garantindo mais segurança e conforto para quem trafega diariamente pela região”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Paulo Cezar Monteiro, explicou que caberá ao município a elaboração do projeto.
“Nosso objetivo é dar mais fluidez ao trânsito e garantir segurança aos moradores da região sul, com um acesso de qualidade em um ponto crítico de tráfego. O Município ficará responsável pela elaboração do projeto, o qual será doado ao Dnit, que conduzirá o processo de licitação para viabilizar a captação dos recursos necessários para a execução da obra”, ressaltou.
O superintendente do Dnit no Tocantins, Luiz Antônio Ehrel Garcia, afirmou que a proposta reforça a cooperação institucional.
“Essa parceria é fundamental para a construção de uma obra moderna de infraestrutura. Também vamos discutir o plano funcional para a extensão da duplicação no trecho entre as avenidas Goiás e Ipanema, algo muito importante para o sistema de mobilidade urbana de Palmas”, pontuou.
Já o secretário municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Israel Henrique de Melo Sousa, avaliou que o projeto pode ajudar a resolver gargalos antigos.
“Este é um pontapé inicial que vai destravar diversas situações e antigos gargalos de mobilidade na cidade. Estamos tratando de uma intervenção estruturante, que vai organizar o fluxo viário e preparar a cidade para o crescimento futuro”, afirmou.
Informações: Alcione Luz/Secom Palmas