A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), fortaleceu, nesta terça-feira, 12, a capacidade de resposta das Unidades de Saúde da Família (USFs) e demais serviços de Atenção à Saúde com a entrega de equipamentos essenciais para o atendimento de urgências e emergências. O investimento de R$379 mil do Fundo Municipal de Saúde contempla desde o diagnóstico precoce até a intervenção rápida em casos de risco à vida. A entrega ocorreu no início da tarde no auditório da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
No total, foram adquiridos 26 desfibriladores externos automáticos (DEA) destinados às USFs, 23 monitores de triagem para qualificar o atendimento inicial, dois cardioversores para reversão de arritmias graves, dois eletrocardiógrafos para análise da atividade elétrica do coração e dois monitores multiparamétricos, que permitem o acompanhamento simultâneo de sinais vitais. Esses últimos serão destinados à Atenção Secundária, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Sul e Norte, o Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (Amas), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II, Caps Álcool e outras Drogas (Caps AD), Caps Infantil, as Policlínicas e o Samu 192.
A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, ressaltou que a entrega vai além da simples aquisição de aparelhos. “Não é apenas a entrega de um equipamento. É o fortalecimento da saúde, a valorização das nossas equipes e a superação de desafios históricos. Cada passo como esse é uma conquista diária, que mostra que, quando acreditamos, o Sistema Único de Saúde (SUS) dá certo. Queremos que Palmas seja referência em saúde no Estado e no País. Esse é um avanço que beneficia toda a rede. Com esses recursos e treinamentos, aumentamos a chance de sobrevida dos nossos pacientes e melhoramos o fluxo de atendimento”, afirmou.
A diretora da Atenção Primária, Luma Melo, destacou que os equipamentos chegam para somar ao trabalho já desenvolvido pelas equipes. “Os profissionais das USFs de Palmas já passaram, no mês de julho, por capacitação voltada ao uso adequado do DEA e de outros equipamentos. Ao todo, 144 trabalhadores de 20 unidades participaram do treinamento. Essa preparação garante mais segurança e agilidade na hora de salvar vidas”, disse.
Os profissionais de saúde que receberam os equipamentos também participaram de uma capacitação específica sobre seu uso, além de orientações sobre condutas nos primeiros socorros.
Informações: Rodrigo Marques